Início Cidades Fevereiro começa com intensificação da vacinação em Carapicuíba contra o sarampo e...

Fevereiro começa com intensificação da vacinação em Carapicuíba contra o sarampo e a febre amarela

0
Depois da campanha nas UBS, ação chega em formato de “Dia D” ao Centro da cidade - Foto: Divulgação/PMC

Por meio de sua Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Carapicuíba vem intensificando início de mês de fevereiro a campanha de vacinação contra o sarampo e a febre amarela. Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade cumprem calendário que se iniciou no dia 2 e se estende até esta sexta-feira, 6 de fevereiro.
A população pode se dirigir a qualquer UBS da cidade, no período das 8 às 18h30,  levando o RG ou certidão de nascimento, cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
A vacina tríplice viral, responsável pela proteção contra sarampo, caxumba e rubéola, integra o calendário nacional de imunização. O esquema vacinal prevê a primeira dose em crianças a partir dos 12 meses de idade e a segunda dose a partir dos 15 meses. Para pessoas de 30 a 59 anos que não foram vacinadas ou não possuem comprovante de vacinação, a orientação é a aplicação de dose única. Além disso, crianças, adolescentes e jovens de até 29 anos podem atualizar a caderneta de vacinação conforme o esquema recomendado.
Em relação à vacina contra a febre amarela, o esquema vacinal estabelece a primeira dose em crianças a partir dos 9 meses de idade e a segunda dose aos 4 anos. Para pessoas de 5 a 59 anos que não foram vacinadas, a recomendação é a aplicação da dose única. 


DIA D

Além da campanha nas UBS durante toda esta semana, a Prefeitura também programou a realização do Dia D de vacinação, para este sábado, 7 de fevereiro, no Terminal Intermunicipal Metropolitano do Centro.
A ação ocorre das 8 às 16 horas e visa facilitar o acesso da população à imunização, especialmente para quem não consegue comparecer às unidades durante a semana.

Sair da versão mobile