Eleito presidente do Cioeste, Gregorio enaltece trabalho desenvolvido nas Câmaras Técnicas
Eleito novo presidente do Cioeste para este ano de 2026, em escolha ocorrida no último dia 20 de janeiro, o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregorio Maglio (MDB), recebeu na sede da entidade, em Alphaville, Barueri, a reportagem do jornal Página Zero para resumir suas principais metas à frente do órgão.
O Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana Oeste (Cioeste) reúne prefeitos de 14 municípios da região Oeste da Grande São Paulo, com a principal meta de desenvolver soluções regionais eficazes promovendo o desenvolvimento, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população.
A recepção à equipe do Página Zero aconteceu no dia 2 de fevereiro e, de imediato, Gregorio reconheceu que o Consórcio tem sido “bem administrado” por todos os ex-dirigentes e sua missão será a de “dar sequência ao trabalho que já está estabelecido”. Ele também enalteceu, principalmente, a existência e ações das Câmaras Técnicas que compõem o colegiado, cada uma com uma liderança e equipes específicas, atuando detalhadamente em cada um dos setores sensíveis da comunidade como um todo, como saúde, transportes e mobilidade, educação, etc. “Existem as Câmaras Técnicas criadas há muitos anos, trabalhando e definindo as estratégias e prioridades de atuação. Um exemplo disso ocorreu durante a pandemia, com o Consórcio e as atuações dessas comissões salvando vidas”, salientou o novo presidente e reforçou: “Tantas ações regionais, como a Casa da Mulher, por exemplo, nasceram aqui dentro e hoje atendem a grande parte da população em suas respectivas cidades”.
Sobre o fato de 2026 ser um ano de eleições, Gregorio também avalia que é uma oportunidade e uma obrigação de todos os seus dirigentes estarem mais próximos da população, que os cobra com maior vigor nesses períodos. “Temos de oferecer serviços públicos com maior eficiência e qualidade”, reiterou e completou: “Temos casos, por exemplo, que não são de responsabilidade direta dos municípios, como os serviços oferecidos pela Sabesp ou pela Enel, por exemplo, que têm de ser tratados no conjunto das ações de uma entidade como o Cioeste”.
VONTADE DE TODOS
Gregorio também afirmou que, mesmo que consiga deixar uma marca própria de sua administração à frente da entidade, não pretende adotar nenhuma medida que não seja oriunda das câmaras técnicas. “Aqui não é cumprida a vontade do Gregorio ou de Pirapora, as medidas têm de ser comuns entre todos os municípios aqui presentes; assim vamos errar menos e atender mais e melhor”, avaliou.
Por fim, sobre a experiência que ele tem como prefeito por três mandatos de Pirapora e se isso poderia lhe permitir maior campo de atuação na presidência do Cioeste, Gregorio considera que se trata – na verdade – de uma “troca”. “Posso garantir que a experiência que carrego no trato da administração de minha cidade, assim como outros que passaram por aqui, ajuda e muito nosso preparo e trato com as questões regionais; mas a recíproca com o trato regional também nos ajuda a ampliar horizontes”.
Ele também afirmou que estará cumprindo seu expediente no Cioeste todas as segundas-feiras e que isso não irá representar ausência da administração em Pirapora do Bom Jesus.
O mandato de presidente no Cioeste dura apenas um ano e, portanto, Gregorio foi eleito com período a ser cumprido até dezembro de 2026. As cidades que compõem o colegiado são: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Ibiúna, Itapevi, Itu, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.
