Cerca de 150 novas viaturas são entregues às forças de segurança de Barueri
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), reuniu autoridades, imprensa e parcela da população na manhã da quarta-feira, 4, para uma cerimônia que marcou a entrega de aproximadamente 150 novas viaturas às forças de segurança da cidade.
Os veículos zero quilômetro – entre automóveis, caminhonetes e motos – foram adquiridos pelo sistema de locação (aluguel) e irão substituir praticamente toda a frota antiga, já em uso por aproximadamente três anos na cidade.
No palco montado em frente à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, na rua da Prata, no Jardim dos Camargos, algumas personalidades se revezaram em rápidos discursos, dentre eles o presidente da Câmara Municipal, vereador Fabião (PCdoB), que, ao elogiar a iniciativa do prefeito em relação à aquisição dos novos veículos, disse se tratar “de uma das mais modernas frotas do país” e que Furlan não visa apenas “a economia, mas também a qualidade”.
A secretária municipal de Segurança, Regina Mesquita, ao citar números dos índices de violência e a queda deles nos últimos anos na cidade, enfatizou: “apesar de termos reduzido drasticamente os índices de violência, isso ainda não é o suficiente. Vamos continuar investindo e trabalhando para incomodar os criminosos ou aqueles que queiram se aventurar por esse caminho”, disse, observando que cada nova viatura contará com um sistema de GPS. “Com isso, conseguimos localizar cada veículo em tempo real, e no caso de algum acidente ou incidente, o socorro chegará rapidamente”.
Visivelmente emocionado e dirigindo-se principalmente ao pelotão da Guarda Civil Municipal (GCM) postado à sua frente, o prefeito Rubens Furlan relembrou a carreira do pai, um ex-policial militar. “O meu pai era soldado da Polícia Militar e em suas escalas trabalhava pelo menos duas noites por semana patrulhando a nossa cidade. Nós tínhamos muita preocupação com ele e, geralmente, íamos dormir pensando em sua segurança e nos riscos que corria. Assim é o trabalho de cada guarda municipal. Precisamos ter segurança para ter tranquilidade”, ressaltou. Depois de vistoriar os veículos, Furlan convidou a todos para, no interior do prédio da Secretaria, conhecer as novas dependências do Centro Integrado de Monitoramento, que, além de observar diversos pontos da cidade por câmeras; também irá se interligar com o sistema de GPS de cada nova viatura.
A NOVA FROTA
Os veículos entregues nesta semana terão as seguintes destinações: 22 Hilux para o Comando e Subcomando da Guarda, que compreendem a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Patrulhamento Tático Feminino, coordenadoria geral, inspetoria regional, comando de força e do canil. Outras 65 viaturas no modelo Oroch são destinadas à radiopatrulha.
O Demutran recebeu 20 motos XRE de 300 cilindradas, 15 viaturas Amarok e 12 Oroch. A Guarda Ambiental ficou com 3 novas viaturas Amarok e 2 Oroch totalmente personalizadas. Já a Defesa Civil conta agora com 2 resgates equipados no modelo Master, 2 veículos Amarok e 2 Oroch.
Também foram apresentadas as 4 bases móveis, no modelo Master, que circularão pela cidade diariamente em pontos estratégicos pelos bairros.
Além do sistema GPS, as viaturas têm compartimento para o transporte de detidos, o chamado “chiqueirinho”, que antes equipava apenas alguns carros. Os veículos também possuem “luz de beco”, que ilumina a lateral em momentos de abordagens em calçadas, por exemplo; além do “quebra-mato” (o antigo “mata-cachorro”).