Início Cidades OSASCO DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE

OSASCO DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE

0

Alagamentos e deslizamentos de terra fazem Prefeitura de Osasco decretar ‘Estado de Calamidade’

A Prefeitura de Osasco decretou “Estado de Calamidade” em virtude das fortes chuvas registradas desde a madrugada desta segunda-feira, 10/2. De acordo com a Defesa Civil, o município registrou 160 milímetros (mm) de chuva, maior índice dos últimos 7 anos.
A Prefeitura montou um Gabinete de Risco no Centro de Operações Integradas (COI), tendo o prefeito Rogério Lins (Pode) à frente. O gabinete reuniu-se nas primeiras horas de segunda-feira para avaliar os reflexos das fortes chuvas na cidade.
Além da intensidade das chuvas, o rio Tietê transbordou, deixando sem vazão os córregos que deságuam no rio.
A zona Norte da cidade foi a mais castigada pelas chuvas. Osasco registrou 7 ocorrências, envolvendo solicitações à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros. Três famílias ficaram desabrigadas e outras 81 estão em áreas de possíveis riscos. Essas 81 famílias foram acolhidas em atendimentos social e habitacional da Prefeitura.
Para dar atendimento a essas famílias, a Prefeitura montou duas bases de apoio, com distribuição de alimentos, roupas e colchões: Centro Cultural e Esportivo do Portal D’Oeste (Rua Dr. Miguel de Lima Jr., s/nº) e CEU Bonança (Rua Antônio Jacinto Rangon, 45 – Jardim Bonança).
Além do prefeito Rogério Lins, secretários municipais, equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, de Obras e Serviços, Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade estão mobilizados para prestar atendimento à população.

DESLIZAMENTO
Com as chuvas intensas, Osasco registrou dois deslizamentos de terra no Morro do Socó, extremo Norte da cidade. A área é monitorada pela Prefeitura, que já fez remoção de moradores do local.
Das ocupações irregulares, os deslizamentos atingiram três famílias, deixando três vítimas: um casal e uma criança de 8 anos. O casal foi socorrido no local, sendo que a criança foi levada ao Pronto-Socorro do Parque Imperial, em Barueri, pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Prefeitura de Osasco

Sair da versão mobile