O Partido Democrático Trabalhista (PDT) promoveu na sexta-feira da semana passada, dia 6, na Câmara Municipal de Barueri, uma convenção municipal para a recepção de novos filiados e apresentação dos pré-candidatos da legenda às eleições de outubro próximo. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, esteve presente ao evento que teve como principais reforços os atuais vereadores Toninho Furlan (ex-PSDB) e Antônio de Barros, o Barrão (ex-Podemos).
Ao usar a tribuna, o vereador Toninho Furlan afirmou: “Vou usar a minha experiência de ex-presidente da Câmara de vereadores, dos meus mandatos como vereador, de secretário de Abastecimento e de legislador para, junto com o povo e com o prefeito Furlan, trabalhar diuturnamente para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”.. Já seu colega Barrão salientou: “Hoje estou no PDT para buscar a minha reeleição e, se for da vontade de Deus e do povo barueriense, continuarei como vereador, trabalhando como sempre trabalhei pelo nosso povo”.
CHAMANDO A ATENÇÃO
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), também esteve presente ao encontro prestigiando a filiação do irmão Toninho e, como de praxe, fez um discurso acalorado, relembrando passagens do cenário político, como o recente apoio à candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, um dos líderes do PDT nacional.
Mas, em termos regionais, Rubens Furlan acabou chamando atenção ao se dirigir aos presentes e ao ex-prefeito da vizinha Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli – também no local – declarando-lhe apoio a uma eventual candidatura a prefeito na eleição deste ano.
Peccioli já foi prefeito de Parnaíba por três mandatos: dois consecutivos, entre 1997 e 2004; e outro no período de 2009 a 2012; foi também deputado estadual (2007 a 2008), sempre por partidos como o PMDB, PFL e DEM. Nas mais recentes eleições, seu grupo político foi superado pelo do atual prefeito Elvis Cezar, que é do mesmo PSDB de Furlan, daí um dos motivos da surpresa com a declaração do prefeito barueriense: “Não importa quem sejam os candidatos em Santana de Parnaíba; não importa se ele está na frente, se está em segundo, terceiro [lugar], o Silvio Peccioli é o meu candidato a prefeito na cidade”, sentenciou Furlan.
Ao exercerem mandatos em anos anteriores em suas respectivas cidades, Furlan e Peccioli já caminharam juntos em outras jornadas políticas pela região.
Silvinho Peccioli está atualmente filiado no PSD e há rumores de que ele possa se transferir em breve para o PDT.