Com os Estados Unidos se tornando nas últimas semanas o país mais atingido pelo surto global do coronavírus (Covid-19), os organizadores do Campeonato Mundial de Fórmula Indy anunciaram uma mudança inédita e de impacto no calendário de 2020 — que deveria ter começado a ser cumprido em 15 de março, em São Petersburgo, mas foi adiado por conta do alastramento da doença que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretar estado de pandemia.
Dentre as 17 corridas inicialmente programadas para a temporada da Indy, a mais aguardada e principal da agenda, as 500 milhas de Indianápolis, estava prevista, inicialmente para 24 de maio como a sexta etapa, mas pela primeira vez desde que começou a ser disputada, em 1911, deverá ser realizada apenas três meses depois, em 23 de agosto.
Com a pandemia, já estavam canceladas as cinco primeiras provas de 2020 da Fórmula Indy, e, agora, com a mudança de data das 500 milhas, a largada da competição passou oficialmente para sábado, 30 de maio, dia da primeira etapa da rodada dupla de Detroit, que será completada no dia seguinte, domingo, 31. Caso ocorram mesmo essas largadas e depois o campeonato prossiga normalmente sem novas interrupções, as corridas terminarão em 20 de setembro, em Laguna Seca, situada na cidade de Monterey, no estado norte-americano da Califórnia; apenas a etapa de Toronto, que fica no Canadá, é promovida fora dos Estados Unidos.
Ao todo, há 36 pilotos inscritos em 2020, entre os quais os brasileiros Tony Kanaan e Hélio Castroneves, respectivamente defendendo as escuderias A.J.Foyt Enterprises e Penske, mas tanto o primeiro, como o segundo, participarão parcialmente. O atual campeão é o norte-americano Josef Newgarden (Penske).
As 500 Milhas de Indianápolis é uma das pontas da chamada Tríplice Coroa do Automobilismo e considerada um dos maiores eventos esportivos do mundo ao lado do Grande Prêmio de Mônaco da Fórmula 1 e das 24 horas de Le Mans — esta a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), atração do Circuit de la Sarthe, situado na cidade francesa de Le Mans.