A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além de já ter paralisado diversos campeonatos e torneios mundo afora e no país, também afetou o calendário de uma das mais tradicionais competições amadoras do Estado de São Paulo, sempre promovida no mês de julho durante o recesso escolar: os Jogos Regionais.
Disputados entre cidades de oito diferentes regiões paulistas (que se deslocam até um único município-sede) e classificatórios para os Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni (a popular “Olimpíada Caipira”), os Regionais deste ano, em sua 64ª edição, estavam previstos para o período entre 9 e 25 de julho, mas a Coordenadoria de Esporte e Lazer da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude (Seelj), que os promove em conjunto com as prefeituras anfitriãs, desde maio já têm novas datas. Conforme esta segunda agenda, os Regionais seriam em outubro (entre os dias 1º e 31) e os Abertos, como consequência, de outubro passariam para dezembro, mantendo como sede a cidade de Sorocaba.
A reformulação do calendário ainda é extraoficial, ou seja, a Seelj não o revelou publicamente. A reportagem deste Página Zero, entretanto, apurou-o junto a veículos de imprensa e dirigentes de várias cidades escolhidas para serem sedes. Um dos motivos da não divulgação fora dos bastidores da Coordenadoria de Esportes e Lazer é que a confirmação das datas sugeridas ainda depende da candidatura de municípios que aceitem a tarefa de coorganizar os Regionais, já que estão sendo feitos estudos que determinarão um novo formato para as disputas, adequado aos protocolos de saúde para evitar a disseminação da Covid-19.
Já se admite, inclusive, a possibilidade de os Regionais serem desmembrados em várias cidades, com jogos e provas concentrados apenas aos finais de semana e em lugares específicos: uma cidade, por exemplo, receberia apenas partidas de basquete, enquanto a vizinha organizaria o torneio de futebol, entre outras modalidades que tradicionalmente mobilizam atletas. Outra novidade apontada como adaptação ao contexto da pandemia é a proibição de plateias. A hospedagem de delegações em alojamentos, normalmente montados em escolas e em outros prédios públicos, também já esta descartada.
A Seelj divulgara no início do ano que os 64º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva — que engloba Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira e Osasco — seriam promovidos em Itapecerica da Serra, de 9 a 19 de julho. Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, as outras duas cidades que fazem parte da área de cobertura do Página Zero, competiriam entre 15 e 25 de julho, em Sorocaba; cidade que também era a escolhida para receber a 84ª “Olimpíada Caipira” entre 9 e 21 de outubro, mas extraoficialmente transferida para dezembro.