Início Política Regional Em cidade polarizada, Dany e Gregorio levam vantagem

Em cidade polarizada, Dany e Gregorio levam vantagem

0

Já há alguns anos, a polarização entre duas forças políticas vem tomando conta das disputas eleitorais em Pirapora do Bom Jesus. De um lado, o ex-prefeito Raul Bueno (hoje no PTB), que comandou a cidade por três mandatos (vencidos em 1992, 2000 e 2004); e de outro o atual prefeito Gregorio Maglio (PSD), que termina de cumprir seu segundo ciclo de poder à frente da cidade (o primeiro foi de 2013 a 2016).

No meio disso tudo, a maior rusga entre ambos aconteceu na eleição de 2016, quando estiveram frente a frente na segunda disputa seguida. Em 2012, Gregório levou a melhor e, nesse pleito de 2016, foi a vez de Raul Bueno vencer.

Nesse caso, no entanto, Raul venceu e não levou, pois teve sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, agravando-se o acirramento entre os dois grupos.

Esse cenário precisa ser conhecido para se entender o resultado da eleição deste ano: depois da impugnação de Raul, quem assumiu o posto de prefeito foi o então vereador e presidente da Câmara, Dany Floresti (PSD), de extrema fidelidade a Gregorio, e que ficou no posto por um ano e meio – até 2018 – quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu uma eleição suplementar na cidade. Como Raul estava impedido de participar, indicou sua esposa Andréa Bueno (PSDB) que, em disputa direta com Gregorio, perdeu o embate.

Aquela fidelidade expressa no trabalho de Dany valeu-lhe a indicação do atual prefeito à sua sucessão agora em 2020, já que Gregorio não poderia tentar mais a reeleição. Mais do que isso, valeu-lhe a própria eleição neste ano. Sua adversária, assim como com Gregorio em 2018, foi novamente Andréa Bueno, já que Raul continua inelegível.

Portanto, neste momento, apesar de Raul ter três mandatos na cidade e Gregorio dois, quem está em vantagem na disputa direta dos grupos é o atual prefeito. Dany, seu indicado, venceu o pleito com 47,01% dos votos, enquanto Andréa ficou na segunda colocação, com 39,10% (ver quadro).

O que tudo isso significa? Se Dany continuar sendo tão fiel a Gregorio, deve lhe devolver o apoio em 2024; quando Raul também terá cumprido seu período de inelegibilidade. A hipótese mais provável, então, é que Gregorio e Raul possam já estar se preparando para nova disputa direta daqui a quatro anos.

Durante toda a semana pelas redes sociais e pelo site, e, principalmente, na edição da próxima sexta-feira, o jornal Página Zero continuará dando cobertura total aos resultados das eleições em todas as cidades da região, inclusive com a contagem final dos vereadores eleitos e também os que não conseguiram se eleger

Sair da versão mobile