Na sexta-feira da semana passada, dia 26/3, ocasião em que Carapicuíba completou 56 anos de emancipação político-administrativa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) V – José Elysiário Ribeiro. A unidade, que desde abril de 2014 funcionava na avenida Celeste, no Centro, foi transferida para novo endereço, na rua São Tomás, 309, Vila Municipal, em imóvel próprio da municipalidade.
Durante a inauguração simbólica, seguindo as orientações de prevenção ao coronavírus, o prefeito Marcos Neves (PSDB) ressaltou a importância de entregar o equipamento totalmente novo. “O Cras tem um trabalho essencial na cidade e vai continuar acolhendo e oferecendo serviços de qualidade à população”, ressaltou.
O Cras V, segundo a Prefeitura, oferece serviços à comunidade como cursos profissionalizantes, palestras e oficinas de convivência; desenvolvimento de atividades socioeducativas; cadastramento de programas sociais como Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem, entre outros atendimentos.
O prédio dispõe de sala de atendimento, salas de uso coletivo, banheiros e copa, atendendo às normas de acessibilidade da ABNT.
O Cras um equipamento público estatal que tem como objetivo prevenir situações de risco, fortalecer a função protetiva da família, garantir o acesso aos programas, projetos, serviços e benefícios assistenciais. Estão inseridos em territórios de vulnerabilidades sociais, decorrentes da pobreza, privação ou fragilização de vínculos familiares e comunitários.
O novo espaço localizado na Vila Municipal começa a atender no dia 5 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.