Início Cidades Jandira reestrutura atendimento de Covid-19 e leva casos leves para UBSs

Jandira reestrutura atendimento de Covid-19 e leva casos leves para UBSs

0

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Jandira anunciou nesta semana que deixará de centralizar, como vem fazendo atualmente, todos os atendimentos de casos de Covid-19 no Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), localizado na rua Nova Salomão Barjud, 220, Centro. A Secretaria acredita ser necessária uma reestruturação para melhorar o atendimento ao munícipe, já que o CCC – sozinho – tem gerado volume médio entre 150 e 200 atendimentos diários, gerando aglomerações entre seus usuários.
Assim, a administração municipal acredita que, nos casos mais leves da doença, os munícipes podem ser dirigidos às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, o que começou a funcionar já na quarta-feira, 31/3. Para tanto, a prefeitura de Jandira enumerou os tipos de sintomas que devem servir como critério para a ida ao CCC ou a uma UBS (ver quadro abaixo).
Para aqueles que se preocupam no fato de que as aglomerações possam simplesmente ser transferidas do CCC para uma UBS, a Secretaria de Saúde afirma que, em todas as unidades, haverá um local reservado para o atendimento de casos de Covid-19, evitando o contato de pacientes que não apresentam a doença. Há ainda a orientação para que o munícipe que precisar ir com acompanhante até as UBSs ou ao CCC, que leve apenas um, para que não ocorram novas aglomerações.
Para maiores informações o contato da Secretaria Municipal de Saúde pode ser feito pelo telefone 4789-1373.

QUANDO IR À UBS

– Perda de olfato (anosmia);
– Alteração do paladar (ageusia);
– Dor de garganta;
– Distúrbios gastrintestinais (náuseas/
vômitos/diarreia);
– Diminuição do apetite (hiporexia);
– Coriza;
– Cansaço (astenia).

QUANDO IR AO CCC

– Sintomas anteriores, mais os seguintes:
– Dificuldade para respirar;
– Dispnéia (falta de ar);
– Tosse;
– Febre;
– Além dos sintomas descritos aqui, pacientes que possuem os fatores de risco como doenças cardíacas, diabetes, bronquite crônica e doença renal crônica também devem procurar o CCC para atendimento, mesmo apresentando os sintomas considerados leves.

Sair da versão mobile