Início Cidades Governo inaugura Terminal Metropolitano em Carapicuíba como parte do ‘interminável’...

Governo inaugura Terminal Metropolitano em Carapicuíba como parte do ‘interminável’ Corredor Oeste

0
(Foto: Governo Do Estado De São Paulo)

Novo Terminal Metropolitano de Carapicuíba foi projetado para integrar passageiros de toda a região

O governador João Doria (PSDB) esteve na terça-feira, 15, ao lado de diversas autoridades municipais de Carapicuíba – inclusive o prefeito Marcos Neves (PSDB) – para a inauguração oficial e entrega do Terminal Metropolitano de ônibus, instalado na região central da cidade. Segundo os governos estadual e municipal, o espaço poderá beneficiar até 50 mil passageiros diariamente por meio da integração com os ônibus do transporte municipal e com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
“Esse terminal vai atender aos passageiros com conforto, funcionalidade, escadas rolantes, banheiros, iluminação, acessibilidade e condições adequadas de limpeza, logística e funcionamento. Tudo isso foi muito estudado no projeto. O benefício não é só para a população de Carapicuíba, mas outros municípios também serão beneficiados com este terminal. Ele vai agilizar e economizar tempo de trabalhadoras e trabalhadores, e melhorar o conforto para embarque e desembarque” destacou Doria, adiantando que o governo de São Paulo investiu R$ 29,2 milhões no projeto.

‘INTERMINÁVEL’

Construído pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), empresa vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, a obra faz parte do “interminável” Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo, com 11 km de extensão. As ações no Corredor são anunciadas desde que Mário Covas (falecido) governava o Estado, entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000 (portanto, há mais de 20 anos). O Terminal Metropolitano em si chegou a ser anunciado na administração do ex-prefeito Sergio Ribeiro (PT), que acabou dando prioridade para o Terminal Municipal, na frente da estação da CPTM de Carapicuíba.
Depois disso, em 2018, já sob o primeiro mandato do prefeito Marcos Neves, o Terminal Estadual chegou a ser prometido para o ano seguinte, 2019, mas acabou sendo entregue somente agora, em junho de 2021, como parte das obras que certamente ainda terão de ser adaptadas no local.
Apesar disso, o espaço atenderá a17 linhas de ônibus distribuídas em seis plataformas cobertas, sendo 6 linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU e 11 serviços municipais de Carapicuíba. A frota total a ocupar o local é prevista em 102 ônibus.

 INTEGRAÇÃO

Com área construída de 10.130 m², o novo Terminal está distribuído em dois pavimentos: o térreo, destinado às seis plataformas de embarque e desembarque, no mesmo nível de acesso à Estação da CPTM, e o mezanino de acesso superior integrado a um espaço destinado à futura utilização comercial. A edificação também dispõe de salas administrativas, salas técnicas, dois sanitários públicos com acessibilidade, duas escadas rolantes e um elevador.
“Essa obra integra o sistema municipal de transporte, o intermunicipal de transporte e a linha 8-diamante da CPTM”, lembrou o secretário executivo da STM, Paulo Galli. “Mais de R$ 2 bilhões de reais serão investidos pela concessionária na modernização de todas as estações das linhas 8 e 9. Não só Carapicuíba será beneficiada por esses investimentos, mas toda a região Oeste da Grande SP”, comentou.
Para o prefeito Marcos Neves, essa “é uma obra que a população estava aguardando e vai beneficiar milhares de pessoas todos os dias. Nossa cidade não parou as obras mesmo durante a pandemia, gerando emprego e desenvolvimento”, declarou

Linhas intermunicipais que operam no novo Terminal

307 – Carapicuíba (terminal rodoferroviário) / Cotia (km 24 – rodovia Raposo Tavares).
020 – Carapicuíba (Vila Dirce) / Osasco (Vila Yara) via avenida dos Autonomistas.
022 – Carapicuíba (Vila Dirce) / Osasco (Vila Yara) via Osasco (Centro).
134 – Barueri (Parque Viana) / Osasco (Centro).
345 – Barueri (Vale Do Sol) / Osasco (Vila Yara).
428 – Barueri (Jardim Do Líbano) / Osasco (Vila Yara).

O prefeito Marcos Neves (atrás de Doria, à esq.) aplaude o governador pela inauguração do novo espaço

.

Sair da versão mobile