Com aval de Doria, Delegacia da Mulher de Barueri passa a atender 24 horas
Através de um processo de videoconferência, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) inaugurou na manhã de sexta-feira, dia 22/10, o atendimento 24 horas da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Barueri. Além da ampliação do horário, a unidade passou por uma revitalização que pretende permitir a modernização e o aperfeiçoamento das ações de acolhimento e atendimento das vítimas de violência da região.
“Vamos seguir em defesa da mulher. Esse é mais um passo importante dado pelo governo de São Paulo, pela Prefeitura de Barueri, pelas polícias Civil e Militar e pela Secretaria de Segurança Pública”, disse o governador.
A Delegacia da Mulher de Barueri tem seu prédio anexado à Secretaria da Mulher e, desde o dia 1º de outubro, teve seu plantão reforçado e seu efetivo ampliado com o aumento no número de investigadores, delegados, auxiliares e escrivães. A unidade, que é a primeira da região a funcionar 24 horas, fará o atendimento de ocorrências de outras cidades, como Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Cotia, Vargem Grande Paulista, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Três viaturas estão disponíveis para dar suporte às ações da unidade.
O secretário da Segurança Pública do Estado, General João Camilo Pires de Campos, também participou do evento. “Nós já tínhamos uma DDM que atende muito bem essa área e agora ela funciona 24 horas. O povo de Barueri é quem ganha com esse incremento do trabalho. A unidade está muito bem instalada e equipada”, afirmou.
Sobre o trabalho em sintonia entre a DDM e a Secretaria da Mulher, a secretária municipal Giani Cristina de Souza, considerou ser um diferencial no combate à violência: “As munícipes podem contar com atenção integral dada pelo Estado e pelo nosso município através de uma série de ações e políticas públicas, que contribuem para que a mulher que é vítima, de fato, seja protegida e tenha respaldo para sair do ciclo da violência. A ampliação no atendimento da DDM para 24 horas só reforça que a violência contra a mulher não tem dia e nem hora para acontecer”, reforçou.
Representantes do alto escalão da segurança pública do Estado também marcaram presença no evento, como o secretário Executivo de Polícia Civil, Youssef Abou Chahin; a delegada de Polícia e coordenadora Estadual das DDMs, Jamila Jorge Ferrari; o delegado Geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes; e a própria delegada da DDM de Barueri, Amélia Bretas.
Localizada na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 756, no Jardim Tupanaci, a Delegacia da Mulher de Barueri tem 13 salas, banheiros com acessibilidade, uma sala para reconhecimento e outra destinada a arquivo/depósito. Os telefones de contato são (11) 4198-0522 e (11) 4198-3145.