A campanha “Caminhos do Som”, que atende os estudantes da rede municipal de ensino de Barueri, procura detectar com antecedência possíveis problemas auditivos nas crianças. Neste ano, a campanha está programada para começar na próxima semana, a partir de terça-feira, dia 22, com a triagem de alunos com idades entre cinco e sete anos, para realização de exames.
A iniciativa tem à frente a Secretaria dos Direito da Pessoa com Deficiência (SDPD), com o apoio das secretarias de Educação e da Saúde.
O secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva, o Prof. Carlinhos, destaca a importância do programa da Prefeitura de Barueri. “A campanha de audição ‘Caminhos do Som’ é uma importante ferramenta para avaliar a audição de crianças que estão em idade de alfabetização, favorecendo encaminhamentos e tratamentos assertivos com o objetivo de mitigar os prejuízos na comunicação e no aprendizado”, explica.
Os estudantes são avaliados primeiramente por meio de um questionário enviado aos pais (ou responsáveis) e aos professores. A partir das respostas, são identificados indícios de possíveis alterações, quando é feita a triagem. As crianças com esses sinais são, então, encaminhadas para avaliações específicas com fonoaudiólogos da SDPD.
A triagem dos estudantes da rede que começa neste mês será feita com base na seleção realizada em 2020, uma vez que com a pandemia da Covid-19 houve atraso na execução do programa. Em agosto ocorrerá outra triagem, a partir dos questionários distribuídos no início deste ano.
De acordo com dados da SDPD, em 2020 foram selecionadas 880 crianças. Em 2019 foram 996; e em 2018, 830.