Início Geral PZ Crianças e idosos são alvos do ‘Domingão da Vacinação’ contra a Covid-19...

Crianças e idosos são alvos do ‘Domingão da Vacinação’ contra a Covid-19 e que antecipa imunização contra a gripe

0
Vacina estará disponível no domingo, principalmente para os pais que alegam “falta de tempo” - Foto: Gilberto Labriola

Cidades de todo o Estado de São Paulo devem abrir suas unidades de saúde neste domingo, dia 27, para participar do esforço de vacinação proposto pelo governador João Doria (PSDB), no que ele chamou de “Domingão da Vacinação”. Doria anunciou a medida durante sua entrevista coletiva semanal, realizada na quarta-feira, 23, afirmando que as unidades de saúde de todo o Estado estarão abertas para a imunização das crianças, além da aplicação da terceira e quarta doses contra a Covid-19. Com a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe, os idosos acima de 80 anos também poderão receber a dose de imunizante contra a Influenza.
“Neste domingo, dia 27 de março, das 7 até as 19 horas, teremos 5 mil unidades básicas de saúde nos 645 municípios do Estado de São Paulo vacinando a população, principalmente as crianças de 5 a 11 anos. Também vamos proceder a imunização da quarta dose para pessoas com mais de 80 anos e para aquelas pessoas que eventualmente ainda não tomaram a sua terceira dose”, disse o governador.
A iniciativa busca ampliar a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade, principalmente com relação à segunda dose contra a Covid-19. No Estado, 75% do público infantil já tomou a primeira dose, segundo dados do governo estadual; porém apenas 34% recebeu as duas doses e completou a imunização, sendo que cerca de 800 mil crianças já poderiam ter recebido a segunda dose. Uma pesquisa da Fundação Seade apontou que 34% dos pais e responsáveis afirmaram que não levaram os filhos para vacinar por falta de tempo, por isso a intenção de abrir os postos no domingo.
A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizará R$ 5,5 milhões em etapas (diárias) para os profissionais de saúde dos municípios com o intuito de que todos possam abrir suas unidades e ter equipe completa para a vacinação da população.
“O Domingão da Vacinação é uma oportunidade para que toda a família possa tomar a sua dose. Os municípios terão ações especiais para a aplicação da segunda dose nos faltosos, além de ampliar a cobertura vacinal da terceira e quarta doses de Covid-19”, destacou a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

ANTECIPAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

O Governador também anunciou a antecipação em uma semana da campanha de vacinação contra a gripe, inicialmente prevista para começar no dia 4 de abril. Os idosos acima dos 80 anos poderão receber a vacina contra a Influenza já a partir deste domingo, 27, durante o “Domingão da Vacinação”. Os idosos acima de 80 anos que forem aos postos receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19, poderão receber simultaneamente a vacina contra a gripe.
Nesta semana, o Instituto Butantan entregou as doses da vacina contra a gripe para São Paulo, o que permitiu a antecipação em uma semana da campanha estadual. A vacina contra a influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.
A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo de mais de 16,6 milhões de pessoas, entre idosos, profissionais de saúde, professores, crianças, entre outros. O calendário é dividido por etapas, com prioridade para os idosos acima de 80 anos de idade.
Depois disso, a partir de 4 de abril, a vacinação se volta para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A partir de 2 de maio, é a vez de crianças acima de 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas. No dia 9 de maio começa a vacinação em indígenas, professores, pessoas com deficiência e com comorbidades e, por fim, a partir de 16 de maio, a imunização chega às forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Sair da versão mobile