Início Cidades Para diminuir impacto de enchentes, Itapevi dá início à sua Operação Verão

Para diminuir impacto de enchentes, Itapevi dá início à sua Operação Verão

0
Onde há espaço, a administração utiliza maquinário para o desassoreamento - Foto: Pedro Godoy/Ex Libris/PMI

Ao promover a limpeza do piscinão do Vitápolis, ao lado do Parque da Cidade; além dos trabalhos no córrego Sapiantã, na primeira quinzena deste mês de agosto, a Prefeitura de Itapevi deu início às ações de sua Operação Verão, que visa limpar e fazer a manutenção de rios, córregos e afluentes de áreas afetadas pelo período de chuvas na cidade.
Segundo a administração municipal, essa prevenção serve para evitar inundações, enchentes e alagamentos nos pontos vulneráveis da cidade com maior incidência de acúmulo de águas das chuvas, sobretudo no início do ano que vem, em 2023. O histórico de enchentes na cidade nesse período tem sido frequente.
As intervenções acontecem de forma mais sistêmica durante o período de seca, ou seja, quando há poucas chuvas e envolve também a retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha desses locais.
Pelo cronograma divulgado, as próximas etapas envolvem a limpeza do Piscinão do Suburbano e do córrego São João.

MAQUINÁRIO E CONSCIENTIZAÇÃO

Para os trabalhos de desassoreamento onde há acesso dos maquinários são utilizadas máquinas escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e retroescavadeira. Já nas áreas onde não é possível acessar com maquinário, as equipes de zeladoria urbana realizam a poda e corte do mato e retirada de pneus, lixo e entulho.
A Prefeitura também apela à comunidade em geral para que colabore na manutenção das áreas dos rios limpas, não descartando lixo e entulho nas ruas, terrenos vazios, beiras dos rios e córregos. A Defesa Civil do município recebe alertas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) e sempre que há risco de chuvas fortes procura comunicar a população antecipadamente.
Em caso de ocorrência devido às chuvas, o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 4143-0841 e a GCM pelos telefones 153 e 199 (24 horas).

Sair da versão mobile