Início Geral PZ Região recebe pesquisa sobre qualidade das bibliotecas em escolas públicas e particulares

Região recebe pesquisa sobre qualidade das bibliotecas em escolas públicas e particulares

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O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) divulgou na semana passada que está realizando pesquisas em diversas escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo com o objetivo de saber como estão estruturadas as bibliotecas paulistas. De acordo com o órgão, “as bibliotecas são primordiais para a construção social, da cidadania e da capacidade intelectual de uma comunidade, e são fundamentais nas escolas para incentivar a leitura e fortalecer o projeto pedagógico escolar, porém o Brasil ainda tem muito a evoluir neste quesito”.
Conforme informou a presidente do CRB-8, Ana Cláudia Martins, a Comissão Temporária de Biblioteca Escolar do Conselho tem enviado pesquisas para ter um retrato da biblioteca escolar no cenário paulista. “Estamos realizando um recorte para descobrir o real cenário das bibliotecas escolares, enviando a pesquisa para diretoras (es) de escolas com mais de 400 alunas (os) de cidades acima de cinco mil habitantes”, explica Ana Cláudia. Atualmente, pelo menos 504 municípios paulistas se enquadram nos critérios estabelecidos pelo CRB-8 para participar da pesquisa.
Entre as questões que precisam ser respondidas pelas escolas estão desde a situação das bibliotecas escolares/salas de leitura em relação ao espaço, funcionamento e organização até se elas têm um profissional bibliotecário, ou outro, desempenhando as atividades.
Segundo Marcos Antonio de Araújo, diretor administrativo e coordenador da Comissão Temporária de Biblioteca Escolar do CRB-8, essas informações darão subsídios para lutar pela efetivação da Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei 12244/2010). “A porta fechada da biblioteca em uma escola é como o conhecimento preso em caixas e estantes. A chave para resolver essa questão está em saber a situação atual das bibliotecas escolares e salas de leitura do sistema de ensino público paulista, para juntos buscarmos que a lei seja cumprida”, salienta Marcos.
O trabalho desenvolvido pela Comissão Temporária de Biblioteca Escolar do CRB-8 tem como referência a Agenda 2030 da ONU, e dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, entre outros, intenta a educação de qualidade, a redução da desigualdade dentro dos países, a paz, a Justiça e as instituições eficazes.
De acordo com o CRB-8, nesta semana a pesquisa deve percorrer escolas da região Oeste da Grande São Paulo, entre elas Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

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