Início Cidades Monumento em homenagem às vítimas do amianto será instalado no Centro de...

Monumento em homenagem às vítimas do amianto será instalado no Centro de Osasco

0

A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) da Prefeitura de Osasco, em parceria com a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), entrega neste sábado, 10 de dezembro, um memorial em homenagem às vítimas do amianto.
Composto pela obra do artista brasilense W. Hermusch, o memorial terá uma escultura chamada “Árvore-Pulmão”, que materializa metaforicamente a luta pela vida de milhares de vítimas do mineral cancerígeno, que no final da vida não conseguem mais respirar em virtude das doenças provocadas pela fibra mortal.
Além da Árvore-Pulmão, com sete metros de altura, o Memorial terá um painel com o nome de mais de 600 pessoas que morreram em virtude da exposição ao amianto. “Nesta tragédia do amianto, os obreiros entregavam inocentemente o seu cotidiano ao trabalho, que acreditavam estar garantindo o seu sustento e de suas famílias e, por conseguinte, a vida. A cada dia, entretanto, estavam sendo lentamente envenenados. Esta contradição cruel é o que a Árvore-Pulmão expressa”, salienta Hermusche.
O Memorial será instalado na praça Expedicionário Mario Buratti, nas proximidades de onde se situava uma das maiores fábricas do país dedicada à fabricação de telhas, tubulações, caixas d’água e outros artefatos de cimento-amianto, e que permaneceu na cidade por 56 anos (entre 1937 e 1993). “É uma tristeza sermos conhecidos como a capital nacional das vítimas do amianto, e em nada este memorial repara a perda dessas vidas, mas nossa intenção é eternizar seus nomes num espaço público para que sirvam de exemplo e que suas famílias saibam que reconhecemos a luta. Quem sai de casa todo dia em busca do sustento do lar, e morre em função do trabalho que desempenha, é um verdadeiro herói, e nada mais justo que haja um memorial em homenagem a isso”, salienta Gelso Lima, Secretário de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco.
Além de autoridades municipais, o evento previsto para começar às 10 horas, deve contar com a presença do presidente da Abrea, Eliezer João de Souza; além de delegações de outros estados brasileiros e de outros países que também lutam pelo banimento do amianto.

Sair da versão mobile