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Tablets chegam a unidades de atendimento em Barueri para colaborar na comunicação por Libras

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Foto: Benjamim Sepulvida/Secom

Tablets auxiliarão comunicação entre servidores e portadores de deficiência auditiva na administração pública de Barueri

Diversas unidades de atendimento ao público em Barueri começaram a receber, desde o mês de janeiro, tablets que deverão auxiliar a população com necessidade de se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Os tablets são aparelhos manuais e portáteis que concentram a função de um computador e que devem permitir, nesses locais, maior acessibilidade num formato 100% digital.
De acordo com a Prefeitura de Barueri, são 60 tablets que começaram a ser distribuídos em cerca de 60 unidades da Prefeitura, como na Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo, no Centro de Diagnósticos, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), entre outras. As entregas têm sido feitas conforme solicitação das unidades.
Os tablets são utilizados para realizar a leitura de um QR Code (“Código de resposta rápida”) afixados nas unidades, que direciona para a Central de intermediação ComLIBRAS. Mais de 500 cartazes com a marca do QR Code já foram afixados nas unidades.
Uma vez conectado à Central, um(a) dos(as) intérpretes em Libras faz a tradução simultânea on-line entre o(a) surdo(a) e o servidor público. Na prática, ocorre uma videochamada em que um intérprete traduz a conversa do surdo para o servidor que o está atendendo naquele momento, e vice-versa, tudo em tempo real.
Esse serviço já existe desde o ano passado, criado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) em parceria com o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do município. Até a distribuição dos tablets, a intermediação entre munícipe e intérprete de Libras era realizada por aparelho celular, que também continua a ser usado normalmente. Já ocorreram aproximadamente 860 acessos à Central, no período de julho a dezembro de 2022 em todo o município, segundo informou a SDPD.
“A implementação da Central Remota de Libras é um importante recurso do município, pois promove maior acessibilidade comunicacional nos serviços municipais atendendo com qualidade o munícipe com deficiência auditiva. O acesso à Central por meio do QR Code e uso de tablets garante a agilidade, tornando o serviço dinâmico e personalizado”, explica o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos).

PRIMEIRAS UNIDADES COM TABLETS PARA APOIO NA COMUNICAÇÃO POR LIBRAS

l SDPD – Rua Vereador Izaias Pereira Souto, 175 – Jardim Belval;
l UBS Adauto Ribeiro – Av. Zélia, 950 – Parque dos Camargos;
l Caps Adulto – Rua Jose Maria Balieiro, 715 – Centro;
l UBS Dra. Elizabete Duleba – Rua Paraíso, 101 – Chácaras Marco;
l Hospital de Retaguarda – Endereço: Av. Cidade de Itu, 460 – Jardim Itaparica;
l UBS Pedro Izzo – Rua Everest, 26 – Jardim Esperança;
l Policlínica da Cruz Preta – Rua Clóvis Eduardo Silotto, 56, na Vila São Silvestre;
l Centro de Diagnósticos – Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 786 – Vila Porto;
l Emei Dolores Zendron – Rua Marechal Hermes da Fonseca, 41, Engenho Novo;
l Emef Raposo Tavares – Rua Silveira, 15, Vila Boa Vista;
l Emef Roberto Luiz A Brandão – Av. Anibal Correia, 2.363, Parque Viana;
l Emei Anna Irene – Estrada dos Pinheiros, 198, Jardim Paulista;
l Emeief Benedito Adherbal – Rua Nilo, 99,, Vale Do Sol;
l Emef Rita de Jesus – R. Duarte da Costa, 143, Parque Imperial;
l Cras Mutinga – Rua Nova Aurora, 549 – Jd. Mutinga;
l Cras Imperial – Rua Pero Vaz de Caminha, 08 – Pq. Imperial;
l Cras Engenho Novo – Rua Capitão Francisco César, 180 – Engenho Novo;
l Conselho Tutelar 1 – Rua Abel, 185 – Jardim São Pedro;
l Conselho Tutelar 2 – Rua Elvira Lefèvre Salles Nemer, 178 – Jardim São Pedro;
l Gibiteka Max Zendron – Rua Rio Grande do Sul, 234 – Vila Boa Vista,
l Estação Cultural Maria Helena – Av. Copacabana, 100, Jd. Maria Helena;
l Estação Cultural Cora Coralina – Rua Glória, 630 – Parque dos Camargos;
l ITB Munir José – Estreda Velha de Itapevi, 2679 – Jardim Paulista.

Ao apontar o tablet para o QR Code, usuário será dirigido automaticamente a um intérprete de Libras – Foto: Benjamim Sepulvida/Secom

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