No último final de semana, a Prefeitura de Osasco formalizou o lançamento de dois novos ecopontos que pretende construir na cidade. Para ambos os casos, implantou a chamada pedra fundamental, que marca o início das obras, a serem desenvolvidas nos bairros da Cidade das Flores e Jardim Veloso.
No sábado, 25/3, a pedra fundamental instalada foi do futuro ecoponto da Cidade das Flores, a ser construído na avenida Ipê, ao lado da Cemei Zaira Colino. No domingo, 26/3, a pedra fundamental marcou o início do futuro ecoponto do Jardim Veloso, a ser implantado na rua Armando Anjo Corrêa Filho, s/nº.
Para o secretário de Serviços e Obras de Osasco, Waldyr Ribeiro, a entrega desses equipamentos traz um ganho muito grande para o município. “É uma grande satisfação poder dar o pontapé inicial a mais um ecoponto. Atualmente atendemos 100% da coleta domiciliar da cidade, ou seja, o recolhimento do lixo doméstico orgânico é feito três vezes por semana em todas as ruas do município. Porém, o nosso maior problema continua sendo o descarte irregular de materiais como móveis e entulhos; por isso, nossas equipes foram criando estruturas para que pudesse regularizar e melhorar a limpeza da cidade; agora nossa meta é entregar um total de 10 ecopontos em toda Osasco”.
Atualmente, Osasco conta com quatro ecopontos e quatro miniecopontos. Os ecopontos são equipamentos públicos para o descarte correto dos resíduos e ajudam a combater o descarte irregular de entulho. Nesses locais, a população pode entregar materiais para reciclagem (papelão, garrafas plásticas, latas e vidros) e inservíveis, como móveis velhos, sobras de material de construção (em pequenos volumes) e madeiras, além de eletroeletrônicos, pilhas e baterias, dentre outros.
De acordo com a Prefeitura, os dois novos ecopontos da Cidade das Flores e do Jardim Veloso devem ser entregues à população até o final deste ano.