Lins testa situação de emergência e anuncia botão de alerta em todas as escolas de Osasco já a partir desta semana
O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), esteve na Central de Monitoramento Escolar (CME) na segunda-feira, 17 de abril, para acompanhar uma simulação de emergência usando o novo botão de alerta “SOS Escola”, que funcionará em todas as escolas da rede municipal de ensino. Lins segue o que ele mesmo afirmou havia aproximadamente duas semanas (no dia 27/3), quando, após as primeiras notícias de violência e morte de alunos e professores na Região Metropolitana, prometeu implantar o botão do pânico em todas as escolas municipais de Osasco.
Como de praxe, ele utilizou suas redes sociais para afirmar que, a partir desta quinta-feira, dia 20 de abril, todas as escolas terão à disposição o novo “SOS Escola”.
O botão, segundo a Prefeitura, será disponibilizado às escolas por meio de aplicativo instalado nos aparelhos de celulares com sistema Android ou iOS e será uma ferramenta adicional para combater os casos de violência dentro de alguma unidade. Assim que for acionado pelo profissional habilitado, um sinal deve tocar imediatamente na Central de Monitoramento Escolar, incorporada ao Centro de Operações Integradas (COI), informando o nome e a localização da escola. O processo pretende agilizar o encaminhamento da viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) mais próxima à escola em alerta.
Além do botão “SOS Escola”, o prefeito Rogério Lins reforçou todos os diretores escolares participariam, ainda nesta semana, de um treinamento para utilizar o aplicativo, que tem mecanismo simples, funcionando com o acionamento do botão de emergência pelos profissionais caso ocorra alguma eventualidade nas unidades escolares municipais.
O app estará disponível e será restrito aos gestores escolares que precisarão fazer um cadastro no sistema do “SOS Escola”. Todas as informações sobre o sistema serão repassadas aos gestores durante o treinamento.