Na sessão Ordinária de terça-feira da semana passada, dia 3 de outubro, a Câmara Municipal de Carapicuíba aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 210/2023, de autoria do vereador e primeiro secretário da Mesa Diretora, Prof. Batata (Podemos), que visa instituir na cidade a Medalha do Mérito Legislativo à Educação “Giz de Prata”. O propósito da iniciativa é homenagear os educadores que se destacaram pelos serviços prestados ao município.
De acordo com o texto, a homenagem deverá ser realizada anualmente com até três indicados por cada instituição de ensino, chegando até no máximo 36 medalhas conferidas por ano. Poderão receber a honraria gestores da Educação (diretores, vice-diretores, coordenadores e secretários de educação), bem como supervisores pedagógicos e orientadores educacionais da rede pública municipal, estadual e privada.
Como a intenção é que a Câmara outorgue tal premiação, não há a necessidade de aprovação por outros órgãos, cabendo apenas ao Legislativo formalizar a medida.
Uma semana antes daquela sessão, no dia 26 de setembro, o mesmo vereador Prof. Batata também havia feito aprovar Projeto de Decreto Legislativo semelhante (de nº 214/2021) voltado a homenagear os profissionais de saúde da cidade.