Na última semana do mês de fevereiro, na terça-feira, dia 27/2, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 1.144/23 de autoria do deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos) que visa instituir no calendário do Estado a “Semana das Cidades Inteligentes Paulistas”, na semana que abrange o dia 19 de novembro.
As cidades inteligentes, também conhecidas como cidades digitais ou cidades conectadas, são comunidades urbanas que aplicam tecnologias de informação e comunicação (TICs) para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a eficiência operacional dos serviços públicos e a sustentabilidade ambiental.
O conceito de cidades inteligentes baseia-se na integração de infraestruturas físicas, como transporte, energia, água, saneamento básico, iluminação pública e edifícios, com sistemas de informação e comunicação avançados. Essa combinação de tecnologias visa facilitar a coleta, análise e uso de dados em tempo real para tomar decisões mais informadas, otimizar recursos e proporcionar uma experiência urbana mais agradável e eficiente para os cidadãos.
Ao propor o PL, o deputado Gerson Pessoa pretende que o governo desenvolva, em todo o território paulista, palestras, debates, seminários, outros eventos e atividades, com vistas no fortalecimento e a disseminação da cultura das Cidades Inteligentes no Estado.
No início desta semana o Projeto foi protocolado no gabinete do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.