O roteiro do enredo teve os elementos do tipo de filme que os mosqueteiros gostam: dramático até o final épico. O Corinthians derrotou o Juventude (RS) por 3×1 na quarta-feira, 11 de setembro, diante de mais de 45 mil torcedores nas arquibancadas da Arena Itaquera, entre os quais os recém-contratados Memphis Depay e Andre Carrillo, e está classificado às semifinais da Copa do Brasil de futebol pela terceira vez consecutiva em um total de dez ao longo da história do torneio. O Timão perdera o jogo de ida por 2×1 em Caxias do Sul (RS) duas semanas antes e se classificaria sem precisar passar por uma eventual decisão por pênaltis apenas com uma vitória por 2 ou mais tentos de vantagem na peleja da volta, o que obteve aos 51’ da etapa final, com André Ramalho.
Aos 37’ saíra o gol contra de Zé Marcos que recolocou o alvinegro em vantagem, por 2×1. O zagueiro gaúcho é o mesmo jogador que disputara o lance polêmico que resultara, ainda na fase inicial, em empate pró Juventude, aos 41’. Os mandantes viram falta no defensor Fagner antes de a bola morrer nas redes, ironicamente impulsionada para dentro da meta pelo goleiro Hugo Souza. O arqueiro, minutos antes, havia deixado escapar a pelota nos pés de Lucas Barbosa, que não vacilou. A arbitragem, no entanto, terminou não validando o gol e o Corinthians ainda segurou por alguns minutos a dianteira, aberta aos 29’, por Romero.
O onze do Parque São Jorge disputou as semifinais da Copa do Brasil em 2022 contra o Fluminense (RJ) e no ano passado diante do São Paulo. Nesta edição o adversário dos corintianos será o Flamengo (RJ), que definiu sua classificação em confronto na noite de quinta-feira, 12, ao vencer no Maracanã o Bahia pelo placar de 1×0. O rubro-negro já havia entrado em campo com a vantagem de 1×0 arrancada em Salvador (BA) e, por isso, garantiu a passagem com duas vitórias.
Na mesma ocasião, em Belo Horizonte (MG), Atlético Mineiro e São Paulo encerraram a contenda aberta no Morumbi com vitória do Galo também pela contagem mínima. Atual campeão, o São Paulo não conseguiu furar o bloqueio atleticano e o empate final em 0x0 acabou determinando a vaga em favor dos mineiros, que terão agora pela frente, na semifinal, o Vasco (RJ). Os cruzmaltinos despacharam o Athetico com os 5×4 anotados em Curitiba (PR) na quarta-feira, 11, em cobranças de pênaltis. O jogo terminara 2×1 para o Furacão, mesmo marcador, mas favorável aos cariocas, do choque de ida, em São Januário.
Na tabela original, a CBF divulga que os primeiros confrontos da fase semifinal Corinthians x Flamengo e Atlético/MG x Vasco devam ocorrer já no próximo dia 2 de outubro. Entretanto, é possível que já na próxima semana o calendário, com datas exatas, locais e horários, seja definido pela entidade.