Início Política Regional ‘Teatro’ das eleições coloca novamente Elvis Cezar no poder em Santana de...

‘Teatro’ das eleições coloca novamente Elvis Cezar no poder em Santana de Parnaíba

0
A história já estava escrita há quatro anos e Elvis não deu margem a dúvidas - Foto: Elvis Cezar/Facebook

A eleição em Santana de Parnaíba, encerrada no domingo, 6 de outubro, cumpriu exatamente o papel que já estava escrito há pelo menos quatro anos e que nenhum dos envolvidos costuma admitir: quando ajudou a eleger o atual prefeito Marcos Tonho (Republicanos), em 2020, o então prefeito de dois mandatos consecutivos, Elvis Cezar (Republicanos), estava somente preparando o terreno para voltar a se candidatar novamente agora, em 2024. No início deste ano, por exemplo, chegaram até a exibir um “teatrinho”, quando parte da imprensa divulgou que Tonho e demais lideranças políticas da cidade tentariam “convencer” Elvis à nova candidatura.
Não há o que se esconder: Elvis parece nutrir uma enorme vaidade pelo poder e, aproveitando a maré de boas avaliações do tempo em que cumpriu seus mandatos de prefeito, não deixaria escapar a possibilidade.
E não deixou: trabalhou a campanha apoiado nesse histórico, contou com o apoio da máquina administrativa representada pelo atual prefeito Tonho e, no final das contas, ainda melhorou seu desempenho em relação às duas últimas eleições em que saiu vitorioso, ao obter 70,87% dos votos válidos, num total de 53.756 votos. Em 2013, quando venceu sua primeira eleição a prefeito em pleito suplementar, obteve 36.096 votos (68,37% dos válidos); e em seguida, em 2016, conquistou 38.185 votos (63,65% dos válidos).
Em uma redes sociais, após a vitória, Elvis agradeceu: “Obrigado meu Deus! Por todo caminho percorrido, por toda ajuda recebida, por todo apoio, por todo carinho e por tudo que virá pela frente! Vamos fazer de Santana de Parnaíba a melhor cidade do Brasil”.
Em todas essas disputas, e até em 2020, o adversário da “família Cezar” vinha sendo o ex-prefeito Silvinho Peccioli. Neste ano, o adversário foi justamente o filho do ex-prefeito, Silvinho Filho (PL), que, se não obteve sucesso na contenda contra Elvis, pode justamente estar se preparando para as futuras campanhas. Silvinho Filho conquistou 18.369 votos, com 24,22% dos votos válidos.
A partir de 1º de janeiro de 2025, quem irá ocupar a sala de vice-prefeito em Santana de Parnaíba será o atual vereador e presidente da Câmara Municipal, Vicentão, do MDB.

VICE-PREFEITO

Vicentão (MDB)

Bancada feminina na Câmara parnaibana dobrará de tamanho a partir de 2025

Desde o início da campanha em Santana de Parnaíba já se sabia que dois de seus vereadores que são acostumados com boa votação não retornariam aos seus postos, pois tentavam novos cargos no Executivo. Esses foram os casos de Silvinho Filho (PSD), candidato derrotado à Prefeitura; e do atual presidente do Legislativo, Vicentão (MDB), que logrou êxito e a partir de 2025 será o novo vice-prefeito da cidade.
Com essa “abertura” o campo para renovação do Legislativo ficou um pouco mais fácil e foi isso que se revelou após a abertura das urnas no último domingo, 6 de outubro: de seus 17 integrantes, 8 foram reeleitos (47,05%) e 9 serão novos vereadores, num percentual de renovação em torno de 52,94%, ou seja, mais da metade. Esse índice de renovação só é menor – na região – que o de Itapevi (ver matéria nesta edição).
A Câmara parnaibana também será renovada no aspecto de gênero, já que das atuais duas mulheres que compõem o Legislativo, esse número será aumentado para 4, ou seja, o dobro delas. As duas atuais foram reeleitas (Sabrina Colela/Republicanos e Enfermeira Nelci/PDT), enquanto duas serão novatas (Janetinha Freitas/PSDB e Fátima do Social/PP).
A já citada Sabrina Colela, com a reeleição, parte para seu terceiro mandato consecutivo, reunindo histórico mais do que vitorioso: em 2016, em sua primeira eleição, foi a 5ª mais bem votada pelo PSC, com 1.114 votos. Na eleição seguinte, em 2020, foi a melhor de toda a lista, com 2.526 votos pelo Avante. Não bastassem tais conquistas, no biênio entre 2021 e 2022 ainda sagrou-se a primeira mulher a presidir a Câmara parnaibana. Neste ano, o sucesso se repetiu: Sabrina foi a mais bem votada, com 3.088 votos, e, por isso, recebe o destaque do resultado eleitoral de 2024.

Sarbina Colela foi a primeira mulher presidente da Câmara e coleciona boas votações – Foto: Sabrina Colela/Facebook

Sair da versão mobile