Início Esportes A um ponto do líder, Palmeiras recebe Fortaleza em jogo pelo topo...

A um ponto do líder, Palmeiras recebe Fortaleza em jogo pelo topo da tabela

0
Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Palmeiras e Fortaleza disputam ‘decisão’ pela busca ao título do Brasileirão 2024

Por Marcelino Lima

Palmeiras e Fortaleza (CE), clubes que atualmente ocupam a vice-liderança e o 3º lugar na tábua de classificação do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A, com 60 e 56 pontos, respectivamente, serão adversários diretos em um dos 10 jogos que movimentarão a 31ª rodada. O duelo que esquentará a briga pela ponta do Brasileirão 2024 — atualmente em poder do Botafogo (RJ), com 61–, está marcado para a Arena Palestra. A bola deverá começar a rolar na casa alviverde às 16h30 deste sábado, 26 de outubro. Embalado pela vitória por 5×3 que impôs ao Juventude, em Caxias do Sul (RS), o quadro esmeraldino espera dar o troco pelos 3×0 sofridos no turno inicial ao visitar o Leão da Pici em junho, pela 12ª rodada. O tricolor cearense vem de empate, em seus domínios, por 1×1, diante do Atlético Mineiro (ver quadros).
O Botafogo permitiu a aproximação do Verdão ao ceder empate por 1×1 ao Criciúma (SC), um dos retardatários da competição (12º/36) e que está à beira da hoje embolada zona de descenso. Os gols da partida disputada no sábado, 19, no Maracanã, saíram já nos acréscimos. Como o Fogão marcara primeiro e no lance seguinte permitiu ao Tigre alcançar a igualdade, o desfecho do duelo fez o torcedor alvinegro se lembrar da vertiginosa queda do time na reta final da temporada 2023, quando esse enredo tornou-se recorrente ao ponto de o Glorioso deixar não apenas escapar o título (que o Palmeiras acabou por levantar), mas ser apenas o 5º colocado.
O próximo adversário botafoguense, que será visitante, é o Bragantino, a partir das 19 horas do sábado, 26, no estádio Nabi Abi Chedid. Uma das sensações das últimas edições e sempre cotado entre os favoritos ao troféu nacional, o Bragantino vem decepcionando os confrades em 2024. Em sua última jornada, o “Massa Bruta” esteve em Salvador (BA) para encarar o Vitória e acabou derrotado pela contagem mínima. Com mais este revés, manteve-se com 34 pontos e aparece em 14º, a apenas dois pontos do Corinthians, a primeira equipe entre as quatro piores do certame quando esta edição foi fechada na noite de quinta-feira, 24.
O alvinegro do Parque São Jorge jogara na noite de quinta-feira, 17/10, e com uma apresentação das mais festejadas neste ano, batera o Athletico (PR) por 5×2, na Arena Itaquera. O resultado chegou a colocar o Timão fora do bloco dos ameaçados à forca, entretanto, recolocou-o no pântano a vitória do Leão da Barrada sobre o Bragantino. Na segunda-feira, 28, o time mosqueteiro visitará o Cuiabá (MT). O Dourado, de acordo com a tabela no dia do fechamento desta edição, era o 19º, com 27 pontos, ainda não computado o saldo do embate que naquela ocasião teria ante o Vasco, em São Januário (RJ), em jogo atrasado da 19ª rodada.
Também passou a ser de apreensão o futuro do próprio Furacão, que está celebrando sua centenária fundação. Ao ser debelado na zona Leste paulistana, o clube entrara no indesejado terreno do descenso e viu piorar o panorama ao perder na cidade do Rio de Janeiro por 1×0 para o Fluminense o jogo válido pela 17ª rodada, no meio desta semana. Em 18º, com 31 pontos, o rubro negro paranaense já não vence há onze partidas, embora ainda tenha uma em aberto com data a ser marcada. Sobre esta agenda de reposições, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou Internacional (RS) x Flamengo (RJ) para na quarta-feira, 30, a partir das 19 horas, para encerrar a 17ª rodada.
O São Paulo, por fim, já sem chances de dar a volta olímpica, mas livre de pressões quanto ao risco de queda para a Série B, pavimentou mais um trecho do caminho pelo qual pretende chegar direto à fase de grupos da Copa Libertadores 2025 ao vencer o Vasco (RJ), por 3×0, no Morumbi, na quarta-feira, 16. Agora com 50 pontos, dono da 5ª colocação, o “Mais Querido”vai a Santa Cataria neste sábado, 26/10, a partir das 21 horas, esgrimir contra o Criciúma.

TERMINA FILA DE 28 ANOS

O Volta Redonda (RJ) coroou com o troféu do Campeonato Brasileiro da Série C a campanha que neste ano lhe rendeu o acesso para disputar a Série B em 2025. O Voltaço visitou o Athletic em São João Del-Rei (MG) para cumprirem a segunda e decisiva partida, travada no sábado, 19/10, e a venceu por 2×0, ratificando a vantagem que obtivera uma semana antes ao ganhar em casa por 1×0.
O título inédito do torneio da Terceira Divisão nacional compensa o malogro amargado em 1995, edição na qual a equipe fluminense ficara com o vice ao sucumbir perante o XV de Piracicaba (SP). Há oito anos, faturara a Série D de 2016 e desde 1998 buscava regressar à B.
Junto com o Volta Redonda e o Athletic, subiram, ainda, a Ferroviária (SP) e o Clube do Remo (PA).

Vitória do Palmeiras (uniforme dourado) em Caxias do Sul diante do Juventude manteve a equipe paulista “colada” ao Botafogo na briga pelo título – Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Jogadores do Volta Redonda festejam título conquistado em São João Del-Rei – Foto: Breno Babu/CBF

Sair da versão mobile