Depois de reportagens exibidas na Globo, Prefeitura de Itapevi vistoria ferros-velhos e desmanches para ‘coibir atividades ilícitas’
Na segunda-feira desta semana, 21/10, logo pela manhã, os programas jornalísticos da TV Globo transmitiram repetidamente notícia e imagens de delinquentes furtando peças na linha de trens operada pela ViaMobilidade na cidade. Os furtos a trens foram flagrados na estação Engenheiro Cardoso e, sabe-se amplamente que tais peças (a maioria de cobre), depois, serão revendidas a receptadores do próprio município.
Coincidentemente, no mesmo dia a Prefeitura de Itapevi, em conjunto com forças de segurança e fiscalização, realizou a Operação “Alta Tensão” que, segundo sua própria divulgação, tem “o objetivo de combater irregularidades em estabelecimentos comerciais, como ferros-velhos e coibir atividades ilícitas”. Durante a ação, três locais foram vistoriados, resultando em apreensões e autuações.
Esses estabelecimentos estão localizados na Chácara Vitápolis, Jardim Santa Rita e Jardim Sorocabano. São ferros-velhos e uma mecânica de desmanche onde as equipes encontraram diversos objetos de origem suspeita, incluindo fios, janelas, portas furtadas, materiais de cobre e peças automotivas; além de entorpecentes, dinheiro e cadernos com anotações referentes ao tráfico e a compra e venda de sucata. Pessoas foram encaminhadas à delegacia de polícia, multas lavradas e até notificação por crime ambiental foi emitida.
Segundo a Prefeitura, que precisou de um “estímulo” da reportagem da TV Globo, “a operação segue sem prazo para ser encerrada, com o objetivo de intensificar a fiscalização de atividades ilícitas e irregulares na cidade”.