Início Esportes Botafogo em queda, Palmeiras em ascensão e Fortaleza ainda rugindo alto apimentam...

Botafogo em queda, Palmeiras em ascensão e Fortaleza ainda rugindo alto apimentam reta final do Brasileirão 2024

0
Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Às vésperas da ‘final’ do Brasileirão 2024, cai para 2 pontos vantagem do Botafogo para o Palmeiras

Por Marcelino Lima

O começo da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A, após a realização da última data Fifa (ver matéria nesta página) trouxe como destaque na tábua de classificação a queda para apenas 2 pontos de distância entre Botafogo e Palmeiras, fator que acirra nesta reta final do Brasileirão 2024 a corrida em busca do título, que ainda inclui o Fortaleza (CE) com mais chances para atrapalhar os planos dos dois primeiros.
Na próxima terça-feira, 26 de novembro, o Fogão, atual líder, com 69 pontos ganhos e que na quarta-feira empatou sem gols contra o Atlético Mineiro, virá à Arena Palestra justamente para encarar o alviverde, 2º colocado com 67, depois de heroica virada para 2×1 sobre o Bahia em Salvador (BA). Antes, no entanto, os dois ainda enfrentarão, respectivamente, Vitória (BA) e Atlético Goianiense. Assim, a depender dos resultados desses confrontos, a equipe que hoje ostenta a ponta da tabela poderá já ser outra quando a bola correr para a promoção do clássico pelo estádio palestrino (ver quadros).
O Leão da Pici apimenta esta disputa com a melhor campanha em sua história na competição. Eventuais tropeços da dupla que vai mais adiantada poderão, portanto, beneficiar o tricolor cearense — que aparecia em 3º com 63 pontos ganhos quando esta edição foi fechada, mas que nesta sexta-feira, 22, a partir das 21h30, jogará contra o Fluminense, no Maracanã (RJ). Em seguida, agora diante da sua torcida, o Fortaleza receberá outro adversário carioca, o Flamengo (RJ). Com possibilidades reduzidas, o rubro-negro ainda sonha com a volta olímpica e figurava em 4º (62), contudo poderia ao menos ser alcançado pelo Internacional: o colorado gaúcho era o 5º, com 59, sem contar o escore do embate contra o Vasco (RJ), em São Januário, na quinta-feira, 21, quando esta página era fechada.
Entre os demais paulistas que participam do torneio nacional, o empate entre Bragantino e São Paulo por 1×1 na quarta-feira, 20, foi péssimo para os mandantes, pois manteve o “Massa Bruta” na zona de rebaixamento (18º, 37). Para sair desse atoleiro, o Bragantino, agora, além de fazer a parte que lhe caberá contra o Internacional e o Cruzeiro (MG), ainda terá de secar adversários que embolam com ele na turma dos que têm a corda no pescoço. O tricolor do Morumbi, por sua vez, não terá jornada mais tranquila ante o Galo, seu próximo desafiante, porém, com 58 pontos e em 6º, preocupa-se apenas em consolidar a vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2025.
A mais importante competição continental também passou a ser a meta do Corinthians, antes atormentado pelo fantasma do descenso, mas que hoje, após cinco vitórias consecutivas, ficou bem próximo de ao menos abiscoitar uma vaga na pré-Libertadores, desde que consiga manter o alto rendimento. Na quarta-feira, 20, apesar do forte calor que fazia na Arena Itaquera na manhã do feriado dedicado ao Dia da Consciência Negra, Memphis Depay e Yuri Alberto levaram o Timão a bater o Cruzeiro por 2×1 e chegar ao 9º lugar, com 44 pontos. Esses números, entretanto, poderiam sofrer alterações após Vasco x Internacional na noite de quinta-feira, 21. O cruzmaltino, aliás, estará na Arena Itaquera neste domingo, 24, a partir das 16 horas, para tentar “colocar areia” no projeto mosqueteiro.

SANTOS: DE VOLTA E CAMPEÃO

Coritiba (PR) x Botafogo (SP), Avaí (SC) x Ponte Preta e Ituano x Amazonas (AM) abrirão nesta sexta-feira, 22 de novembro, a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a última da temporada, já vencida pelo Santos. Apesar de derrotado por 2×0 pelo CRB (AL) em plena Vila Belmiro, no domingo, 17 de novembro, o “Peixe” soma 68 pontos e não pode mais ser alcançado por nenhum dos adversários mesmo que volte a derrapar contra o Sport, em Recife (PE) em peleja decisiva para os rubro-negros: o Leão da Ilha do Retiro aparece em 5º (63 pontos) e integra o “bolo” das equipes que ainda reúnem chances de capturar uma das três vagas restantes para a Série A de 2025.
O pelotão dos cotados para o acesso conta com mais dois paulistas: Mirassol (2°) e Novorizontino (3º), nesta ordem, ambos com 64 pontos, aplicados os critérios de desempate. O “Leão Caipira” atuará em casa, diante da Chapecoense (SC), ao passo que o “Tigre do Vale” irá ao Planalto Central encarar o Goiás (6°, 60), outro time com chances de subir de patamar. O bloco apresenta ainda o Ceará: em 4°, com 63. O “Vovô” estará em Campinas (SP) para colocar suas últimas cartas na mesa diante do Guarani.
Todos esses confrontos deverão começar simultaneamente a partir das 18h30 deste domingo, 24. Para o “Bugre”, o derradeiro compromisso em seu reduto será uma amarga despedida: campeão brasileiro de 1978, a tradicional agremiação do Interior paulista é a pior do torneio (20º, 32) e atuará rebaixada para a Série C. Como curioso consolo para os torcedores alviverdes, mas trágico desfecho para o futebol campineiro, a arquirrival Ponte Preta (17º, 38) também já caiu para a Terceira Divisão do país; ambos juntos com outro paulista, o Ituano (18º, 37) e o catarinense Brusque (19º 36).

Jogadores santistas comemoram a conquista da Série B no gramado da Vila Belmiro, “carimbada” pela derrota para o CRB – Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulista/Via FPF/Divulgação
O Corinthians de Memphis Depay (camisa clara) emplacou a quinta vitória consecutiva no Brasileirão, agora contra o Cruzeiro – Foto: Ronaldo Barreto/Meu Timão

Sair da versão mobile