Início Esportes Barbarense vence Paulista duas vezes e comemora troféu da Série A4

Barbarense vence Paulista duas vezes e comemora troféu da Série A4

0
Clube que já esteve em várias temporadas da Série A1, a União Barbarense faturou o torneio da A4 com duas vitórias sobre o Paulista - Foto: Anderson Lira/Ag. Paulistão

A União Agrícola Barbarense, de Santa Barbara d’Oeste, ganhou o Campeonato Paulista de futebol da Série A4 no sábado, 26 de abril. Nessa data, voltou a vencer o Paulista por 1×0, agora em seu estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães, onde repetiu o escore que obtivera na cidade de Jundiaí na quarta-feira, 23.
Clube detentor da melhor campanha em todos os módulos da competição, o primeiro colocado subirá para a Série A3 de 2026 ao lado do seu último adversário da temporada. Até encerrar a corrida para o troféu da Quarta Divisão, superara não só o próprio Galo da Japi (vencedor da Copa do Brasil de 2005), o São Caetano (campeão da A1 em 2004, edição na qual o Azulão derrotou justamente o Paulista) e outros oponentes que, tal qual o próprio alvinegro, já passaram pela elite bandeirante – destacam-se nesta lista Grêmio Osasco Audax (rebaixado para a Série B de 2026, dez anos após o vice da A1, em 2016); Taquaritinga; Araçatuba; Penapolense; Grêmio São-Carlense; Jabaquara e Matonense, “lanterna” do certame após 15 rodadas da fase de classificação e que também desceu para a Quinta Divisão, chamada de Série B pela Federação Paulista.
O Leão da 13, como a Barbarense é popularmente conhecida, já disputou a elite do Paulistão em 2013 e, antes daquela oportunidade, fizera parte da primeira prateleira estadual entre 1998 e 2005. No final dos anos 1980 e início da década seguinte fora adversário do extinto Monte Negro, clube da Vila Yolanda, Osasco, em torneios da Terceira Divisão.

DEMAIS CAMPEÕES E REBAIXADOS

Corinthians e Palmeiras decidiram o Paulistão 2025 em sua Série A1: o Timão levantou seu 31º caneco e, rebaixados após a fase de classificação, terminaram Internacional e Água Santa. Para os lugares que as equipes de Limeira e de Diadema ocuparam, subiram Capivariano, vencedor da recente edição da A2, e Primavera. Desse degrau A2 para a inferior A3 desceram Portuguesa Santista e Rio Claro. Nessa mesma Série A2 também fez parte o Oeste, de Barueri, eliminado antes das quartas de final.
Na Série A3, os finalistas foram Sertãozinho (campeão) e Monte Azul (vice) e sobem à A2 em 2026. Já nessa série, os rebaixados à A4 foram Lemense e Comercial.

Sair da versão mobile