Fábrica de Programadores inicia atividades em Santana de Parnaíba com aulas a mais de 1,6 mil inscritos
Em cerimônia realizada na noite de sexta-feira da semana passada, dia 25 de abril, a Prefeitura de Santana de Parnaíba inaugurou sua chamada Fábrica de Programadores; um prédio instalado na rua São Miguel Arcanjo, 100, Centro, na antiga casa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU).
No espaço, com cinco andares, foram estruturadas sete salas de aula com divisórias em vidro, paredes envelopadas, 21 mesas em cada sala, 20 para alunos e uma para o professor, computadores e aparelhos de televisão de 50 polegadas.
Focada no desenvolvimento de sistemas, a formação em tecnologia da Fábrica de Programadores promete agregar valor à sociedade, entregando ao mercado de trabalho profissionais com mão de obra altamente qualificada. A missão do projeto envolve, ainda, estimular o empreendedorismo e a criação de startups, consolidando Santana de Parnaíba como cidade referência em tecnologia e inovação.
Idealizada pela Secretaria Municipal de Serviços Digitais (SMSD), a Fábrica de Programadores conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semedes). Enquanto a Educação será a responsável pela gestão pedagógica, inclusive do corpo técnico, a Semedes fica com a atribuição de ser a ponte entre os alunos e o mercado tech.
Segundo a Prefeitura, o método de ensino dos cursos (jogos digitais e Python) foi estruturado para oferecer conhecimento técnico e suporte necessários para que os alunos se transformem em especialistas em programação, mesmo aqueles que estejam iniciando do zero. Instituída pelo Decreto nº 5151/2025, a Fábrica de Programadores oferecerá atividades que serão acrescidas ao currículo e histórico escolar dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
Logo depois da inauguração, as aulas já começaram para os 1.631 inscritos em aulas para turmas de meio de semana e também aos sábados.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Elvis Cezar (Republicanos), secretários municipais, representantes do Poder Legislativo, do Senai, da Etec e de empresas parceiras.
