A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) programou para a próxima semana a realização de sua XXVI Marcha a Brasilia em Defesa dos Municípios. Assim, no período entre 19 e 22 de maio (segunda a quinta-feira), a Capital federal receberá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais no encontro que ocorrerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Com o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”, o evento terá a sessão solene de abertura na terça-feira, 20/5, às 9 horas, ocasião em que o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, deve apresentar as demandas municipalistas às autoridades, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; os presidentes da Câmara, Hugo Motta; e do Senado, Davi Alcolumbre; além de ministros de Estado e outras autoridades. Durante o discurso, Ziulkoski pretende frisar a importância da cooperação entre todos os entes federados para que os municípios possam fazer frente às demandas.
Os gestores também darão voz às principais pautas do movimento. Entre elas, a Proposta de Emenda à Constituição 66/2023 (PEC da Sustentabilidade Fiscal), medida que visa a mitigar os impactos negativos causados pela questão previdenciária nos municípios. A Reforma Tributária, com debate sobre o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), também terá destaque. Ainda integram a programação principal temas como Federalismo Climático, Financiamento da Educação e da Saúde, Imposto de Renda e outros projetos em debate no Congresso. Na programação paralela, o evento terá 47 arenas técnicas sobre temas da gestão.
Segundo a Confederação, mais de 11 mil gestores já se inscreveram para o evento; o que deve significar um recorde de público para a edição deste ano. A programação completa do evento pode ser conferida pelo site https://marcha.cnm.org.br/programacao.