O presidente da Câmara Municipal de Carapicuíba, vereador Ronaldo Souza (PSD), apresentou na sessão legislativa desta semana, dia 2/12, a Indicação nº 2.388/2025 solicitando ao Poder Executivo que sejam apuradas eventuais irregularidades no serviço de Velório Social oferecido pela Prefeitura a famílias de baixa renda. Ele esclareceu que tem recebido relatos pelos quais muitos entes falecidos precisam ser removidos temporariamente para o IML de cidades vizinhas e, ao serem trazidos de volta a Carapicuíba, suas famílias recebem cobranças indevidas por parte da funerária responsável pelo translado. Tais denúncias apontam para o descumprimento da Lei nº 3.618/2019 que dispõe sobre o serviço funerário na cidade.
Pelo mesmo documento, Ronaldo também questiona a disponibilidade de apenas duas empresas funerárias para efetuar o serviço em Carapicuíba, o que, segundo ele, configuraria “quase um monopólio” e impediria a livre concorrência, prejudicando diretamente a população.
“Pedimos que sejam apuradas eventuais irregularidades no
Velório Social, consistentes por cobranças indevidas e também seja analisada a viabilidade de concessão para até mais duas empresas executarem o Serviço Funerário do município”, sugere o parlamentar que viu seu documento seguir para análise do Poder Executivo.