Luzes do Brasileirão 2025 se apagam com título antecipado já garantido pelo Flamengo
Por Marcelino Lima
Com a conquista pelo Flamengo (RJ) do título na quarta-feira, 3 de dezembro, todos os jogos da 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A serão disputados neste domingo, 7, a partir das 16 horas. Vencedor do Brasileirão 2025 ao superar o Ceará (CE) no estádio do Maracanã por 1×0, o rubro negro coroou uma temporada que inclui o tetra da América do Sul e de malas prontas para o Catar, onde buscará o troféu da Copa Intercontinental (ver matérias nesta página); passará, antes, por Mirassol, onde enfrentará a mais grata surpresa do torneio nacional. Em sua primeira passagem pela divisão de elite do país, o “Leão Caipira” está entre os clubes classificados já para a fase de grupos da Copa Libertadores da América, feito que alcançou ao ganhar por 2×0 do Vasco (RJ), em pleno estádio de São Januário (ver quadros).
Para o Palmeiras, a vitória por 3×0 em Belo Horizonte sobre o Atlético Mineiro (em clássico válido pela 34ª rodada) de nada adiantou: o elenco alviverde entrará em férias “apenas” com o provável terceiro vice do ano, acumulando nesta lista os desempenhos no Paulistão 2025 (perdido para o Corinthians) e na Copa Libertadores, mas desde que não venha na reta final do Brasileirão a ser ultrapassado pelo Cruzeiro (MG). A despedida do Verdão será longe de casa diante do ameaçado Ceará.
Tricampeão brasileiro, o Internacional (RS) passou a correr o risco de voltar à Série B (que disputou em 2017) após visitar o São Paulo e perder por 3×0, na Vila Belmiro, tropeço seguido pelos 5×1 impostos pelo Vasco na rodada anterior que o fez cair para 18º. Aumentar o fogo da frigideira na qual o Inter vai sendo frito manteve o “Mais Querido” em 8º e renovou as esperanças de a equipe do Morumbi ao menos disputar a fase de repescagem da Libertadores, que reforçará caso em Salvador (BA) bata o aflito Vitória.
O Leão baiano receberá o tricolor em 17º, abrindo o pelotão dos quatro piores. A situação do rubro negro da Boa Terra se tornou delicada depois de o time levar 4×0 do Bragantino, também pela 34ª rodada, na quarta-feira, 3/12. Depois de uma campanha de altos e baixos, o “Massa Bruta”, por sua vez, reúne maiores chances de jogar em 2026 a Copa Sul-Americana e em sua última cartada neste ano irá à casa do apavorado Internacional.
A Copa Sul-Americana também é o máximo que o Corinthians poderá alcançar via Brasileirão 2025; as chances de ir mais longe dependem de faturar a Copa do Brasil, cujas semifinais contra o Cruzeiro (MG) começarão na quarta-feira, 10 (ver matéria nesta página). Com um time misto, o Timão visitou o Fortaleza (CE) e deixou o estádio nordestino amargando a 15ª derrota, vacilo que o deixou em 10º. Antes de encarar a Raposa, em Belo Horizonte, os onze mosqueteiros receberão na Arena Itaquera o já rebaixado Juventude (RS).
O adversário corintiano vem de derrota em Caxias do Sul por 3×0 para o Santos. Todos os gols do “Peixe” foram anotados na segunda etapa por Neymar e o resultado manteve o alvinegro praiano fora do terreno minado do descenso, em 16º, mas ainda necessitando de bater o Cruzeiro, na Vila Belmiro, para permanecer na Série A sem depender de combinação de resultados.
O Cruzeiro é o único clube que pode tirar o vice do Brasileirão 2025 do Palmeiras. Antes de vir a Santos, a Raposa ainda enfrentaria o Botafogo (RJ) no Mineirão na noite de quinta-feira, 4, quando esta edição foi fechada e o placar não pôde ser registrado. Na ocasião, o esquadrão defendido pelo goleiro Cássio ocupava o 3º lugar, com 69 pontos.
