Cidades da região promovem Dia D de multivacinação de crianças e adolescentes neste sábado, 18
Dentro da Campanha Nacional de Multivacinação que o Ministério da Saúde promove em todo o território nacional até o final do mês de outubro, acontece neste sábado, 18/10, o chamado Dia D da campanha, ação que promove a
abertura das unidades de saúde para atendimento especial da população.
A Campanha nacional também se dispõe a atualizar as cadernetas com todas as vacinas do calendário, como BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente (conjugada), Influenza, Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada), Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV.
O público-alvo da campanha é prioritariamente a população de crianças e adolescentes com até 15 anos de idade, mas em vários casos, como o da vacina contra a Covid-19, adultos e idosos acima dos 60 anos também poderão ser vacinados.
NA REGIÃO
Na região Oeste da Grande São Paulo, as principais cidades divulgaram suas ações para este sábado, 18/10, todas organizadas pelas suas respectivas secretarias de Saúde, da seguinte forma:
- Em ITAPEVI, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão das 8 às 15 horas, com distribuição de senhas até as 14 horas. Para ser vacinada, a pessoa deve comparecer com um documento com foto e o CPF (RG ou CNH). Também é preciso levar o cartão do SUS e a carteira de vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
- Em CARAPICUÍBA, a ação ocorrerá na UBS Dr. Eurico Souto Cabral, dentro do Parque Gabriel Chucre (Av. Consolação, 505 – Gustavo Correia), das 8 às 16 horas. Para a vacinação, é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento da criança ou do adolescente, Cartão do SUS e caderneta de vacinação.
- Em BARUERI, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão a postos para atender a população das 8 às 17 horas. A Prefeitura lembra que a legislação brasileira, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e de normas do Ministério da Saúde, prevê que a vacinação é obrigatória para o acesso a determinados serviços e direitos, especialmente no caso de crianças e adolescentes. Assim, a falta de comprovante vacinal pode impedir matrícula escolar, participação em concursos públicos, viagens internacionais ou o recebimento de benefícios sociais.
ATENDIMENTO AMPLIADO
- Em OSASCO, a Secretaria de Saúde local programou um grande evento de atendimento à população, no que está chamando não somente de Dia D da multivacinação, mas sim de “Dia D da Saúde”, com atendimento em todas as UBSs da cidade no período das 8 às 17 horas. A ação reúne três importantes frentes como a intensificação da vacinação, mega ação de atendimentos médicos especializados e a campanha Outubro Rosa, voltada à saúde da mulher (ver matéria nesta edição).
Entre os serviços, além daqueles oferecidos para a aplicação de vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluem-se também exames preventivos como o Papanicolau; avaliação e orientação sobre planejamento familiar; palestras educativas sobre saúde feminina; testes rápidos para sífilis; e ações voltadas à saúde bucal na gestação e prevenção do câncer bucal. Além disso, serão realizados mais de 1.000 atendimentos para consultas médicas com especialistas em ortopedia, reumatologia, cardiologia, dermatologia, entre outras áreas. Também haverá realização de exames de imagem como mamografias, ultrassonografias e ecocardiogramas. Esses atendimentos especializados e exames de imagens foram previamente agendados pela Central de Regulação de Vagas do município com os pacientes que estão na fila de espera.
O foco do Dia D da Saúde é a vacinação. A meta da Prefeitura de Osasco é atualizar a Carteirinha de Vacinação de pelo menos 5 mil pessoas.
Para tanto, deve-se comparecer à UBS mais próxima com documento pessoal com foto, caderneta de vacinação e cartão do SUS, este feito na hora se não tiver, mediante apresentação de um comprovante de residência e CPF.
Depois das ações deste sábado, a Campanha Nacional de Multivacinação continua nessas cidades e em todo o país, com atendimentos diários nas unidades de saúde, até o dia 31 de outubro.
