Numa iniciativa da Fundação Laço Rosa, mulheres osasquense já podem ser atendidas no caminhão mamógrafo que se instalou na cidade na quinta-feira, 16/10. A ação, que tem patrocínio da casa de apostas esportivas Betano e apoio da Secretaria Municipal de Esportes, deve disponibilizar cerca de 300 exames de mamografias para moradoras de Osasco como parte da celebração da campanha do Outubro Rosa 2025.
Mulheres a partir de 40 anos que não tenham realizado o exame nos últimos 12 meses, com nódulo palpável ou abaixo dos 40 anos com indicação clínica para realizar o exame, poderão agendar gratuitamente o horário e a data através do site www.mamografiasalva.com.br lembrando que o preenchimento do cadastro não garante a vaga e que somente os usuários contemplados recebem confirmação via WhatsApp. Chegado o dia da realização do exame, é necessário levar cópia de documento de identidade e cartão do SUS.
Criada em 2011, a Fundação Laço Rosa é composta por um grupo de pessoas que luta para mudar a realidade do câncer de mama no Brasil e no mundo. Entre os números de impacto, entre os anos 2023/2024, estão mais de 25.000 pessoas impactadas diretamente pelas ações da instituição; 5.100 exames de mamografia doados; 2.200 jovens impactados em escolas com informação segura sobre a doença; 1.900 voluntários envolvidos; 8.547 perucas doadas e mais de 6 milhões de pessoas impactadas nas redes sociais.
O caminhão da mamografia Laço Rosa ficará estacionado até este sábado, 18/10, no Ginásio de Esportes Professor José Liberatti, localizado na rua Jubair Celestino, 150, em Presidente Altino, Osasco; atendendo das 9 às 17 horas.