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Obras no Rodoanel ‘testam paciência’ de motoristas na região de Barueri e Prefeitura recorre à concessionária

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Foto: Divulgação/Semurb Barueri

Obras no Rodoanel afetam trânsito em Barueri e região de Alphaville e Prefeitura pede liberação de pistas

Moradores de Barueri e região, notadamente aqueles que se utilizam da rodovia Castello Branco para cumprirem seus compromissos diários têm encontrado sérias dificuldades de trânsito desde o início desta semana. A concessionária RodoAnel Oeste, do grupo Motiva, está promovendo obras e provocando reflexos no trânsito, especialmente na região de Alphaville, com intervenções ocorrendo simultaneamente entre os quilômetros 3 e 16 do Rodoanel Mário Covas (SP-021), impactando o fluxo de veículos que seguem para Barueri e cidades vizinhas, principalmente nos horários de pico.  

PRINCIPAIS INTERVENÇÕES

No trecho do km 13, a concessionária realiza a readequação do gabarito vertical do viaduto, intervenção técnica que exige a interdição da faixa 4 e do acostamento durante 24 horas por dia. A obra, que já teria atingido 31% de execução, deve seguir até dezembro de 2025. Embora não altere as rotas, o fluxo tende a ficar mais lento, sobretudo para motoristas que trafegam entre Alphaville e Tamboré.  
Outro ponto de atenção é o trecho entre os quilômetros 3+500 e 5+930, na pista externa, onde está sendo construída uma faixa adicional de rolamento. Até junho de 2026, a faixa 1 (à esquerda) permanecerá interditada, com o tráfego sendo desviado para o acostamento. A obra tem como objetivo reduzir os congestionamentos formados pelo aumento do fluxo de veículos que vêm da rodovia dos Bandeirantes (SP-348) em direção à Castello Branco.  
Para a Prefeitura de Barueri, no entanto, a intervenção mais significativa para os motoristas que acessam Alphaville ocorre na Obra de Arte Especial (OAE) do km 16, em Osasco — ponto de ligação entre o Rodoanel e a Castello Branco. As equipes estão na terceira e última fase de recuperação estrutural da laje e do pavimento do viaduto, com 81% dos serviços concluídos. Durante essa etapa específica, que segue até janeiro de 2026, permanecem interditadas as faixas 1, 2 e 3 (à esquerda) da pista externa. O tráfego foi desviado para as faixas 4 e 5, e os motoristas que entram no Rodoanel pelo ramo F (Castello Branco sentido SP-021) devem utilizar exclusivamente a faixa 6.  
As alterações têm causado lentidão, especialmente nos horários de entrada e saída de Alphaville, afetando o deslocamento diário entre Barueri, Osasco e São Paulo.  
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb) vem orientando os condutores a redobrarem a atenção, respeitarem a sinalização e reduzirem a velocidade nas áreas em obras. Sempre que possível, a recomendação é programar os deslocamentos fora dos horários de maior movimento.

PREFEITURA SE MANIFESTA

Apesar das orientações e previsões de problemas nesses trechos, desde o início desta semana as consequências para o trânsito foram muito sentidas. O prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), chegou a divulgar em suas redes sociais que o “caos” se instalou na região e que estaria solicitando urgência por parte da concessionária na solução de tais problemas.
Na quarta-feira, dia 5/11, a Prefeitura emitiu uma “Nota Oficial” eximindo-se de todo o transtorno causado aos motoristas, lembrando, inicialmente, que “A obra que acontece no trecho do Rodoanel é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo. A Prefeitura de Barueri não tem ingerência para interferir ou impedir o seguimento das obras, pois trata-se de uma rodovia estadual”. Mas completou: “No entanto, diante da lentidão do tráfego no acesso local, nos dias 3 e 4 de novembro de 2025, que causaram vários transtornos aos moradores da cidade, a Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Mobilidade Urbana enviou um ofício à Agencia Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de  São Paulo (Artesp), solicitando revisão dos procedimentos e, marcou uma reunião com o prefeito de Barueri, Beto Piteri, e representantes da Artesp, das concessionárias Ecovias Raposo Castello e CCR Rodoanel e da Polícia Militar Rodoviária para requisitar uma solução de melhor fluidez para o tráfego durante o período de execução de obras. Na ocasião, o prefeito de Barueri, Beto Piteri, com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) conseguiu que mais uma faixa de rolamento fosse liberada pela concessionária, o que deve melhorar o fluxo e minimizar o impacto no trânsito, especialmente na região de Alphaville”, completou a “Nota”.

CONCESSIONÁRIA ASSUME MUDANÇA

Na quinta-feira, dia 6/11, a concessionária Rodoanel Oeste também se manifestou através de material enviado à imprensa. De início, divulgou que, buscando minimizar os impactos para o tráfego, ocasionados pelas obras do km 16+200 do Rodoanel Mário Covas (SP-021), decidiu alterar a sinalização viária e ampliar o número de faixas disponíveis para escoar o volume de veículos que trafega, diariamente, pela região de Barueri, Osasco e Carapicuíba. “Em reunião realizada hoje (5) com a Prefeitura de Barueri, Agência Reguladora (Artesp), órgãos de trânsito e mobilidade, e a concessionária Ecovias Raposo Castello, foi apresentado um novo Plano Operacional que visa garantir a segurança na região da obra, com a mínima interferência na fluidez”, escreveu a empresa.
Tecnicamente, explicou: “Inicialmente, a obra aconteceria em faixas 1, 2 e 3 e estavam disponíveis para o tráfego de quem vinha do Rodoanel, as faixas 4 e 5. Para quem vinha do Ramo F (Castello Branco), apenas a faixa 6 estava disponível para o tráfego. Com o novo Plano Operacional, permaneceram fechadas para as obras apenas as faixas 2 e 3, com liberação do tráfego nas faixas 1, 4 e 5 (para quem vem do Rodoanel) e 5 e 6 para quem vem do Ramo F (Castello Branco)”.
“Essas mudanças visam dar maior fluidez ao tráfego, sem deixar de lado as questões de segurança. Precisamos garantir que o tráfego flua de maneira organizada e segura para todos os agentes envolvidos: motoristas, motociclistas, passageiros e operários que estão na via para promover melhorias importantes”, ressaltou o gerente de operações do Rodoanel, João Moacir da Silva.

O Rodoanel Mário Covas vem recebendo diversas intervenções por parte da concessionária – Foto: Divulgação/Rodoanel Oeste

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