Início Política Regional Secretário Mário Sarrubbo fala de projetos de Segurança Nacional a integrantes do...

Secretário Mário Sarrubbo fala de projetos de Segurança Nacional a integrantes do Cioeste

0
O secretário (ao centro, de terno) se reuniu com diversos representantes das forças de segurança da região - Foto: Divulgação/Cioeste

Na sexta-feira da semana passada, 31 de outubro, o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi recebido na sede do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) para um encontro que reuniu delegados, promotores, comandantes e guardas civis municipais, além de secretários municipais de segurança pública das cidades que integram o Consórcio, delegados municipais e promotores públicos. O presidente do Cioeste e prefeito de São Roque, Guto Issa, recepcionou o convidado que dialogou sobre os projetos do governo federal voltados ao fortalecimento da segurança no país.
Sarrubbo apresentou, por exemplo, o programa Município Mais Seguro, lançado na última semana pelo governo federal, com investimento inicial de R$ 170 milhões destinados ao aparelhamento e à capacitação das Guardas Civis Municipais. A iniciativa integra o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e será implantada por etapas, começando pelas cidades com maiores efetivos, depois as médias e as pequenas. Ele também comentou sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança, elaborada sob coordenação do ministro Ricardo Lewandowski, encaminhada ao Congresso Nacional, e detalhes contidos nessa medida, como a integração das redes de combate ao crime organizado, que prevê comunicação direta entre as polícias Civil e Militar, as Guardas Municipais, as DRACOs e os GAECOS, além da criação de um Centro Nacional de Segurança Pública, que reunirá agentes de todos os estados para garantir respostas conjuntas e mais ágeis. A proposta também reforça o fortalecimento das fronteiras, combatendo todos os tipos de tráfico.
“A PEC vem para reorganizar o sistema de segurança pública no Brasil e enfrentar, com responsabilidade, a estrutura criminosa que se formou ao longo de anos. Facções nasceram dentro dos presídios, cresceram em São Paulo e no Rio de Janeiro, e hoje têm alcance transnacional. O Estado precisa retomar o controle sobre o sistema prisional e sobre as estruturas que o crime ocupou”, afirmou Sarrubbo.
O presidente Guto Issa destacou a importância de o Cioeste sediar um debate desse porte, especialmente em um momento em que o país volta seus olhos para o tema. “O Brasil vive nesta semana um marco histórico envolvendo a segurança pública, com os acontecimentos no Rio de Janeiro. E hoje, recebemos o doutor Mário Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública, em uma agenda já programada, mas que reforça o papel do Cioeste em trazer os grandes debates para o âmbito regional. O Consórcio cumpre sua função de integrar as cidades e colaborar com o governo federal na construção de políticas públicas conjuntas”, reforçou.

Sair da versão mobile