Através da Indicação nº 1.311/2026, o vereador carapicuibano Nil do Ariston (União) dirigiu-se à Prefeitura local solicitando a criação do Programa Guarda Amiga do Autista, com o objetivo de capacitar os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) para atuar em ocorrências que envolvam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Seu documento foi apresentado durante a sessão da Câmara de Carapicuíba de terça-feira, 23/6, e a iniciativa do parlamentar é inspirada em projetos já em tramitação ou aprovados em outras cidades, buscando garantir que a GCM esteja preparada para lidar com as particularidades do autismo de forma humanizada e respeitosa.
Nil do Ariston reforça que o programa deverá prever treinamentos periódicos com noções básicas sobre o TEA, diferenciação entre condutas criminosas e crises de desregulação sensorial, técnicas de comunicação não violenta, procedimentos de contenção segura como último recurso, e orientações sobre dispositivos como o Cordão de Girassol e a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA.
A Indicação foi encaminhada para avaliação do prefeito José Roberto (PSD).