Início Geral PZ Ministério da Saúde ‘vai e volta’ no formato de relatórios dos casos...

Ministério da Saúde ‘vai e volta’ no formato de relatórios dos casos do coronavírus no país

0

Conforme já havia sido antecipado por este Página Zero em sua edição da semana passada (Ed. nº 1448, de 5/6/20), o Ministério da Saúde vinha atrasando sistematicamente a divulgação dos números dos casos de coronavírus (Covid-19) no país, em constatação que se verificava em relação aos números de quarta e quinta-feira da semana passada, dias 3 e 4.
Com a chegada do final da semana, veículos de imprensa e diversas entidades políticas ou ligadas ao setor da Saúde pressionaram o governo que, por sua vez, informava apenas que estudava uma modificação no sistema de contagem e divulgação dos números. De acordo com o Ministério, a diferença que deveria ser apresentada nos relatórios seguintes seria a contabilização de casos de óbitos constatados apenas nas 24 horas anteriores ao balanço e não mais a partir de seus registros formulados pelos levantamentos de cada estado brasileiro.
Técnicos do Ministério explicaram a nova fórmula e até o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello foi chamado à Câmara dos Deputados para explicar as mudanças. Com informações desencontradas e não convincentes a boa parte da sociedade, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o Ministério voltasse a divulgar os números de acordo com o modelo apresentado até então.
Nesta semana, atendendo a tal determinação judicial, o Ministério da Saúde voltou a divulgar o relatório como vinha fazendo até a semana passada (os números mais atualizados podem ser verificados no quadro acima); porém não se sabe ainda ao certo como se dará a divulgação nas próximas semanas.
Em razão do feriado de Corpus Christi na quinta-feira, 11, muitas prefeituras da região, sem expediente, também não divulgaram seus números atualizados. Por isso, a maioria dos dados no quadro ainda pertencem à quarta-feira, dia 10/6.

Sair da versão mobile