Os vereadores Michel Figueredo (Patriota), Lúcia da Saúde (Podemos) e Batista Comunidade (Avante) têm avaliado, há algum tempo, a possibilidade da criação de um Centro de Referência de Curativos em Osasco, por parte da Prefeitura. Membros da Comissão Parlamentar de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal, eles decidiram unificar suas ideias num único projeto a ser apresentado ao Poder Executivo. “Vimos que temos propostas semelhantes e decidimos fazer um trabalho em conjunto para elaborar um projeto e amadurecer as ideias”, comentou Batista Comunidade.
Para tanto, no final do mês de outubro a Comissão promoveu uma reunião que contou com a participação de enfermeiros especializados no assunto, além do também vereador Joel Nunes (Rep).
Depois de ter atuado por sete anos como gestor em uma Unidade Básica de Saúde, Michel Figueredo defende a criação de protocolos para unificar o atendimento em toda a rede de saúde, inclusive na questão dos curativos. “Nós, que atuamos na ponta, sabemos da importância dos curativos para muitos pacientes. Sabemos o que realmente representa na vida de um diabético e de outros pacientes ter cuidados específicos com curativos. Mas, geralmente é um assunto que não é tratado com prioridade”, disse Michel Figueredo.
De acordo com Lúcia da Saúde (licenciada no início de novembro), a Polisul, localizada no Jardim Bela Vista, seria um local ideal para a instalação do Centro, pela localização e pelo espaço. “Disponibilizei uma emenda para criação deste Centro na Polisul. Esperamos criar protocolos para que a cidade seja referência em curativos”, reforçou a vereadora.
Segundo dados apresentados na reunião, em Osasco seriam cerca de 13 mil pessoas acometidas por patologias como úlceras por pressão crônica, vasculogênicas e neuropáticas, além de feridas traumáticas agudas e queimaduras, que precisam do atendimento de pessoas capacitadas para essas áreas.
O vereador Batista Comunidade informou que a Comissão irá se reunir novamente para definir os protocolos e ajustar o projeto a ser encaminhado ao prefeito Rogério Lins (Pode).