Na semana passada, a Caixa Econômica Federal divulgou o cronograma de pagamento do Saque Imediato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que, dependendo do mês de aniversário do titular de uma conta ativa ou inativa, teria de aguardar até o mês de março de 2020 para receber seu benefício. A retirada de até R$ 500,00 dessas contas faz parte de um programa do governo federal que pretende, com isso, injetar recursos e movimentar a economia do país.
Nesta semana, a Caixa anunciou que antecipou tal calendário e agora permitirá a todos que façam seus saques ainda dentro deste ano. Os nascidos em janeiro, por exemplo, já podem retirar seus valores desde a última sexta-feira, dia 18; e, gradativamente o calendário se estende até 18 de dezembro, quando serão beneficiados os nascidos nos meses de novembro e dezembro. Os nascidos entre fevereiro e março poderão sacar já a partir desta sexta-feira, 25 (ver quadro com novo cronograma).
Agente Operador do FGTS, a Caixa divulga que esta é “a maior operação de pagamento já realizada no Brasil”, tendo creditado, em pouco mais de 40 dias, mais de R$ 15,4 bilhões para cerca de 40% dos trabalhadores com direito a saques (37,3 milhões de pessoas).
Para o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a medida permitirá a antecipação do pagamento a todos os 96 milhões de trabalhadores até dezembro, “possibilitando a injeção de cerca de 40 bilhões na economia ainda esse ano”, afirma.