Início Paredão Os ‘culpados’ pelas enchentes e a ‘piada’ de Lula

Os ‘culpados’ pelas enchentes e a ‘piada’ de Lula

853
0

AULAS SUSPENSAS

Na semana passada, durante a sessão da Câmara Municipal de Carapicuíba de 21 de março, o vereador e até há bem pouco tempo presidente daquele Legislativo, Guto José (Podemos), apresentou e viu aprovado seu Requerimento nº 29/2023 pelo qual cobrava da Diretoria de Ensino da cidade, ligada à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, informações e medidas para que as aulas em algumas escolas voltassem rapidamente ao normal, já que estavam suspensas em função das chuvas dos dias anteriores.

CONSEQUÊNCIA

Para quem não se lembra, Carapicuíba, assim como outras cidades da região, foram vitimadas pelas fortes chuvas que causaram alagamentos, desmoronamentos e até morte, principalmente em eventos ocorridos uma semana antes, no dia 14 de março. Como consequência disso, algumas escolas estaduais também foram atingidas, resultando em suspensão das aulas, daí a preocupação do vereador Guto.

QUAL A PREVISÃO?

Para mostrar que não estava de brincadeira, Guto fez ampla divulgação de seu material, transmitindo-o para a imprensa, fazendo alarde nas redes sociais e questionava, principalmente, a Diretoria de Ensino sobre o seguinte: “Quais as medidas a serem tomadas para sanar tais problemas, como: queda de muros, escolas interditadas pela Defesa Civil?” – e ainda: “Qual a previsão de retorno das aulas nas escolas que foram afetadas?”.

COBRANÇA EQUIVOCADA

A cobrança de Guto deve ter “abalado” as estruturas do Palácio dos Bandeirantes, deixando com tanto “medo” as autoridades estaduais que, pelo menos até agora, não consta o registro de nenhuma resposta às suas indagações.
Mas espera um pouco com tudo isso aí! Não é essa questão que está sendo tratada aqui, não! O que realmente importa é que o vereador resolveu cobrar a Diretoria de Ensino, o governo do Estado, mas não cobrou o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB), principal responsável pelo fato de as chuvas causarem tanto impacto assim naquelas escolas e na população em geral?

MAIS DE SEIS ANOS

Nenhuma palavrinha, vereador? Nadica de nada sobre saber o que a Prefeitura tem feito para evitar tantos transtornos, principalmente pelo fato de o prefeito estar na mesma cadeira há mais de seis anos e não ter se preparado para tanto caos?
Todo o mundo sabe que Guto e Neves são amigos de há muito tempo, já andaram pelo mesmo partido e comungam da mesma cartilha política reinante na cidade. Mas nessa cartilha só cabem as ideias daqueles que são amigos, sem que o pensamento seja voltado para a realidade do povo carapicuibano?

OUTRO ‘CULPADO’

Dizem até que, sem a possibilidade de reeleição de Marcos Neves em 2024, o vereador Guto até pode se assanhar a uma candidatura a prefeito.
Que ele seja feliz em suas ambições…mas fica a esperança de que, dentre suas conquistas, estejam também embutidas algumas voltadas para a população, certo?
Pois que senão, daqui a pouco, ao perceber que o governo do Estado não está nem aí para suas cobranças, em vez de fazer algo pela cidade irá dirigir suas novas cobranças a São Pedro, ultimamente identificado como “culpado” pelas fortes chuvas sobre a região e o país.
E que Deus nos acuda…

ENXURRADA

Aliás, essa “cobrança” dirigida a São Pedro já está se tornando normal entre autoridades da região, mesmo que de forma velada…afinal, se não dá para cobrar do santo, melhor culpá-lo, né?
É o que fizeram justamente naquela chuvarada do dia 14 os prefeitos de Carapicuíba (Marcos Neves/PSDB), Osasco (Rogério Lins/Podemos) e Barueri (Rubens Furlan/PSDB). Foram as três cidades mais atingidas daquela enxurrada, mas os demais prefeitos da região não fogem da mesma máxima, não!

ACIMA DA MÉDIA

E qual é essa máxima? Aquela em que eles identificam que choveu demais da conta; acima dos níveis normais; muito mais do que a mãe natureza poderia suportar…e tantas outras desculpas desse gênero.
A chuva é sempre demais para as cidades que cada vez aguentam “de menos”.
Mas aguentam menos por conta da impermeabilização desordenada, com prédios, asfalto e tantas construções que, por um lado ajudam a população na valorização urbana e de serviços, mas acabam deixando de lado justamente as preocupações climáticas ou de sustentabilidade.

PUXÃO DE ORELHA

Ou seja: a todos esses prefeitos cabe, sim, um puxão de orelha: enaltecem o progresso de suas cidades, mas esquecem-se de olhar as condições de habitabilidade da população menos privilegiada, esquecendo-se da vazão de rios e córregos, por exemplo.
Mas voltemos aos três mais recentes: no caso de Osasco, Rogério Lins reclamou do volume, sim; mas tem feito algo de bom no bairro do Rochdale, onde já quase não se ouve mais sobre as enchentes naquela região.

HERÓI E VILÃO

Tem deixado a desejar na região central da cidade, onde haviam alagamentos esporádicos e que agora, depois do “novo calçadão”, passaram a ocorrer com maior frequência e volume. Certamente alguma coisa errada fizeram em relação ao escoamento das águas na região central e Lins tem ao menos dois anos de governo para corrigir isso.
Senão, será herói no Rochdale e vilão no Centro.

LÁ E CÁ

Já em Barueri, Furlan também reclamou do volume das chuvas, mas vem fazendo uma obra subterrânea danada na região do Tamboré, onde os moradores e comerciantes já não tinham mais esperança de correção; além de pelo menos dois grandes piscinões, na Vila Márcia e na região do Jardim Silveira (divisa com Jandira).
Já, já, se Lins corrigir o Centro e Furlan terminar suas obras, ambos poderão reclamar, sim, de São Pedro, mas certamente pouco terão de aguentar a população sofrendo com os alagamentos.

NAS DIVISAS

Já em Carapicuíba, Marcos Neves também reclamou do volume das chuvas, mas e daí, o que está sendo feito?
O alagamento do Rio Cotia, na divisa com Barueri, prejudicou enormemente o bairro do Jardim Maria Helena, em Barueri, e será Furlan a ter de corrigir o problema que Carapicuíba não consegue resolver.
Na região do Km 21, na divisa com Osasco, foi o Ribeirão Carapicuíba que, afunilado, não deu vazão às águas, prejudicando ambas as cidades.

NO LUGAR DO OUTRO

Enquanto Furlan e Lins usavam suas redes sociais para esclarecer o que vêm fazendo – além de reclamar de São Pedro – o carapicuibano Marcos Neves ficava em silêncio. Chegou-se a um ponto ridículo em que o prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou que iria ao governo do Estado pedir a limpeza do piscinão de Carapicuíba.
Entendeu? O de Osasco pedindo ação para Carapicuíba…

JUSTIÇA FEITA

Para não cometermos injustiças, alguns dias depois Marcos Neves foi às redes sociais afirmando ter participado de uma “importante” reunião com diversas autoridades pedindo medidas urgentes, inclusive aquela de limpeza do piscinão, já antecipada pelo vizinho osasquense.

PREOCUPAÇÃO URGENTE

No final das contas, todos eles sabem que as chuvas irão aumentar seu volume por conta das condições climáticas em que vivemos atualmente; e que suas cidades têm de providenciar medidas urgentes para impedir ou diminuir o sofrimento da população; além – é óbvio – de evitar mortes e tratá-las como coisas normais.

ATÉ O PRÓXIMO VERÃO

Agora, terminado o mês de março, as chuvas já começam a dar uma trégua a todos e esperamos que eles não venham reclamar com o mesmo santo pela falta de água. Depois disso, vamos ver como cada um deles se prepara até o próximo verão.

PIADA SEM GRAÇA

E o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hein?! Resolveu virar comediante? Ou tentar ser engraçadinho, sei lá?!
Na semana passada, numa tirada que não teve graça nenhuma, ele parece ter tentado ganhar esse lugar no palco que claramente não é a sua área.
Resolveu, sem mais, nem menos, afirmar que a investigação do Ministério Público e da Polícia Federal que prendeu criminosos que ameaçavam a vida do atual senador e ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) – além do promotor público Lincoln Gakiya – seria uma “armação” do atual senador.

SEM RAZÃO

Olha: pode até ser que Lula venha um dia provar tal afirmação; pode ser que essa rixa entre os dois, desde a época do “petrolão” e da prisão de Lula (a mando de Moro) nunca chegue ao fim…mas, pelo menos por enquanto, nada leva a crer que a investigação não fosse séria e que Lula tem razão em afirmar o que afirmou.

DESCER DO PALANQUE

Lula claramente ainda não desceu do palanque eleitoral, grita a torto e a direito e leva uma rixa política particular ao patamar da presidência da República, de onde se espera que ele seja apenas o presidente.
Ele – Lula – precisa lembrar que a condenação que sofreu, os revezes pelos quais passou, não foram impostos pela população brasileira que, em boa parte, o ama e torce pelo sucesso de seu cargo. Por isso, ele deve se lembrar para que foi eleito: não para ficar alimentando rixas políticas e pessoais; fazendo comédia sem graça e; sim, para comandar um país já em frangalhos.

MOSQUITO NA BOCA

Mas, certamente você já ouviu aquela máxima de que “em boca fechada não entra mosquito”, certo?
Foi somente Lula proferir suas afirmações contra Sérgio Moro que, dias depois, parece que um “mosquito” bem grande adentrou por sua goela, fazendo-o amargar uma broncopneumonia que o impediu, inclusive, de fazer uma tão esperada viagem à China.

MAL MAIOR

Enquanto você lê esta coluna, o presidente Lula ainda se restabelecia da doença e, naturalmente, ninguém torce ou deseja pelo seu mal e, sim, que ele tenha saúde e vigor para cumprir seu papel como mandatário do país.
Mas não dá para deixar de ouvir certo alarido entre aqueles que dizem tratar-se de um “castigo divino”: foi falar mal dos outros, acabou atraindo mal maior para si…essa você também já deve ter ouvido.

TROCO NA HORA

E também não dá para não provocar o senador Sérgio Moro: se ele tivesse um pouquinho mais de humor, em vez daquela cara carrancuda de sempre, ele certamente iria dizer que a doença também se trata de uma “armação” do presidente.
Ora e para quê? Sabe-se lá?! É apenas uma piada: ele poderia dizer que Lula ficou com “medo” da viagem à China e “armou” uma doença.
É lógico que seria apenas provocação ao presidente, um troco imediato e na mesma moeda, pelo menos para que ele sentisse na pele esse tipo de falácia sem propósito nenhum.
E a humanidade, assim, continua caminhando…