Início Paredão DE PONTA CABEÇA

DE PONTA CABEÇA

16820
0
Furlan
Zicardi
Cilene
Gil

 

E o Brasil virou de ponta cabeça!
Assim como tem acontecido com boa parte do planeta, nas últimas semanas o país simplesmente se transformou num “nó” difícil de desatar por causa do aumento dos casos de coronavírus, ou, como preferir, Covid-19.

PODE CONFIAR

Também não se trata de nenhuma novidade: todo o mundo, inclusive as autoridades nacionais, já adiantavam que a crise se abateria por aqui nos moldes do que estamos testemunhando e que coisa muito pior ainda está por vir.
O que é novidade nisso tudo é ver autoridades de saúde, sanitárias e políticas em geral afirmando para a população que o país tem condições de combater o problema e, melhor ainda, que todos podem confiar com absoluta tranquilidade.

AGORA É A HORA

É óbvio que o desespero, a histeria e o pessimismo não ajudam em nada para que o problema seja superado ou, na melhor das hipóteses, atenuado.
Mas o país já surtou!
E agora é que vamos ver realmente a capacidade de nossos políticos em “cuidar” da situação…

DIREITOS SUSPENSOS

Enquanto isso, vamos tentando tocar a vida, divulgando o que há de novo na política regional, como a manifestação nesta semana, por exemplo, do prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), à sua eventual candidatura à reeleição.
Há alguns dias, chegou-se a noticiar que, por conta de uma ação julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, o atual prefeito tinha seus direitos eleitorais suspensos e, portanto, impedido de tentar a reeleição.

DESDE 2012

De fato, em fevereiro, depois de um longo processo movido pela Procuradoria Eleitoral ainda em 2012, o TRE-SP havia negado provimento a embargos da defesa de Furlan no caso em que ele é acusado de ter promovido campanha eleitoral (naquele ano) antes do permitido pela legislação e ter usados recursos públicos para apoiar as candidaturas de Carlos Zicardi (prefeito) e Cilene Bittencourt (vice-prefeita).

RECURSO VENCEDOR

No início deste mês de março, os três envolvidos entraram com Recurso Especial, julgado nesta semana, na terça-feira, 17, que acabou concedendo “efeito suspensivo” àquela primeira decisão, permitindo a Furlan – caso nada de novo ocorra – manter sua pré-candidatura à reeleição, em outubro.

‘MINHA FELICIDADE’

Para comemorar, Furlan divulgou em sua rede social o seguinte manifesto: “Quero compartilhar toda a minha felicidade com vocês! Acabo de receber a notícia de que a presidência do TRE-SP suspendeu qualquer impedimento à minha intenção de disputar a próxima eleição para a Prefeitura de Barueri. Agradeço a Deus por, durante todo esse tempo, ter preservado em mim a plena confiança na Justiça e novamente me dar a oportunidade de concorrer à reeleição como prefeito dessa cidade que eu tanto amo! Obrigado a todos”, escreveu o prefeito.

RECORDISTA

Nunca é demais lembrar que Furlan cumpre seu quinto mandato à Prefeitura de Barueri e já é o recordista em toda a região nesse sentido. Ou seja: ninguém mais conseguiu tantos mandatos de prefeito em toda a região e, numa pesquisa estadual, certamente ele deverá ser um dos primeiros.
Tem, sim, muita chance de se candidatar e se reeleger para seu sexto mandato, obviamente sem se discutir, neste espaço, a capacidade ou as condições de seus eventuais concorrentes.

VOLTA ANUNCIADA

E, por falar nisso, enquanto essa crise se abatia sobre a cabeça de Furlan, muito se comentou que quem poderia estar voltando ao cenário é o ex-prefeito Gil Arantes (DEM), ex-pupilo de Furlan, que chegou a cumprir três mandatos na Prefeitura e, no último deles, se indispôs e se opôs ao ex-companheiro.

ROLANDO O CLIMA

Dizem as boas e más línguas que, no caso de impedimento do atual prefeito, já estaria até rolando um clima de reaproximação entre ambos para formar uma aliança e, quem sabe, colocar Gil na disputa.
Falando a jornais da região, Gil admite distante tal hipótese; mas agora com a reinserção de Furlan no páreo, o ex-prefeito diz ficar ainda mais longe dessa intenção de voltar à política eleitoral.

NEM TÃO DISTANTES ASSIM…

Mas, não se surpreenda: Gil, que se distanciou dos cargos públicos principalmente por motivos de saúde, diz que ainda está vivo, bem, e a qualquer hora, dependendo da vontade popular, pode repensar sobre um eventual retorno.
Mas, não se surpreenda ainda mais um pouquinho: Gil dá a impressão que, caso tenha algo a fazer nesse sentido, conversaria antes, sabe com quem? Ora, com Rubens Furlan…ou seja: ambos não estariam mais tão oponentes assim…