Início Cultura Festa de Santa Cruz mistura cultura e religiosidade na Aldeia de Carapicuíba

Festa de Santa Cruz mistura cultura e religiosidade na Aldeia de Carapicuíba

1068
0
A Aldeia de Carapicuíba será o centro de todas as atrações - Foto: Divulgação

Com a chegada do mês de maio a Aldeia de Carapicuíba promove uma de suas mais tradicionais celebrações, a Festa de Santa Cruz de 2024. O evento contará com uma série de atividades, incluindo missa em honra a Santa Cruz, apresentações culturais, barracas de comidas típicas e artesanato local.
A tradição da Festa e da Dança de Santa Cruz na Aldeia de Carapicuíba tem o seu primeiro registro datado de 1734. Foi trazida pelos portugueses e utilizada para a evangelização por parte dos jesuítas que por ali passaram. A cruz foi imposta aos indígenas e enraizando entre os mestiços que, mais tarde, formariam os sertões, as aldeias e os arraiais. Foram eles que tomaram gosto pela Santa Cruz, pela Festa do Divino e pelas Folias de Reis.
Neste ano, no período de 1º a 4 de maio, os integrantes do Coletivo Sarabaquê, através dos festeiros Alexandre Pimentel e Lúcia Helena de Moraes Ferro; e também da Secretaria de Cultura do município, assumem a divulgação do evento e ajudam na arrecadação de fundos para custear as despesas, que vão desde a decoração dos espaços até à alimentação servida aos presentes.
No dia 1º de maio, as atividades começam às 15 horas; no dia 2 às 19 horas; dia 3 às 11 horas e no dia 4 às 15 horas. Dentro da programação, haverá apresentações da Orquestra de Viola da Aldeia de Carapicuíba; da Banda de Música da Polícia Militar do Estado de SP; Dança de Santa Cruz; Ricardo Barreto e Raphael; Cezar & Rony e Banda; Violeiro Júlio José Júnior; procissões, novenas, dentre tantas outras atrações.
A Aldeia de Carapicuíba receberá moradores, visitantes e autoridades gratuitamente, sendo que apenas os produtos a serem consumidos deverão ser pagos.