Início Esportes Chega ao final a fase de classificação da 51ª Copa São Paulo

Chega ao final a fase de classificação da 51ª Copa São Paulo

554
0

Oeste avança para nova etapa da Copa São Paulo com duas goleadas

Por Marcelino Lima

O Oeste enfrentará o Cruzeiro (MG) nesta sexta-feira, 10, a partir das 17 horas, para definir na Arena Barueri qual dos clubes avançará como campeão do grupo 27 à segunda fase da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, promovida pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
A Copinha, como é conhecida a competição que abre a temporada nacional da modalidade, começou com 127 equipes, em 2 de janeiro. De lá para cá, nos dois confrontos que já cumpriram pela fase de classificação, tanto o rubro-negro, quanto a “Raposa”, venceram os adversários, chegando ambos à casa dos 6 pontos ganhos.
O time da região, entretanto, tem saldo de gols maior (10×4) e por este critério bastará empatar com os mineiros para se consolidar como o primeiro colocado após as goleadas por 6×0 e por 4×0 sobre o Sergipe (SE) e o Trindade (GO), respectivamente. O Cruzeiro ganhou do Trindade, por 1×0, e por 3×0 do Sergipe.
O outro representante da região no torneio, o Grêmio Osasco Audax, faria o derradeiro jogo da fase de classificação na noite de quinta-feira, 9, quando esta edição foi fechada e o placar não pôde ser registrado.
O duelo seria contra o Sport (PE) pelo grupo 28 e, para deixar o estádio Prefeito José Liberatti, no Rochdale, classificado sem depender de possível combinação de resultados, precisava vencer o “Leão”. Nos dois primeiros confrontos, o Osasco Audax bateu às duras penas por 4×3 o Moto Clube (MA) e perdeu para a Desportiva (PA) por 2×1, somando, portanto, 3 pontos e, assim, empatando em todos os critérios com os paraenses.
A Desportiva entraria em campo mais cedo, também no Rochdale e na mesma quinta-feira, 9, para decidir a sorte contra o Moto Clube que, matematicamente, ainda estava no páreo apesar de antes de a bola rolar ser o “lanterna”, com 1 ponto ganho. Os pernambucanos lideravam com 4.

“MATA-MATAS”

A 51ª Copa São Paulo, a partir da segunda fase, terá apenas jogos eliminatórios (“mata-matas”) em sucessivos confrontos que apontarão os dois clubes que farão a final em 25 de janeiro no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, um dos eventos do calendário oficial em comemoração aos 466 anos de fundação da cidade de São Paulo.
Dos 127 que entraram na corrida, quando esta edição era fechada na quinta-feira, 9, já haviam garantido presença na etapa seguinte, prevista para começar no sábado, dia 11, as seguintes equipes: Grêmio (RS), Real (DF), Água Santa (SP), Athletico (PR), Capivariano (SP), Coritiba (PR), CRB (AL), Cruzeiro (MG), Ferroviária (SP), Flamengo (SP), Fluminense (RJ), Internacional (RS), Itapirense (SP), Ituano (SP), Joinville (SC), Juventude (RS), Londrina (PR), Mirassol (SP), Oeste, Palmeiras (SP), Santa Cruz (PE), Taboão da Serra (SP), Sertãozinho (SP), Goiás (GO), Votuporanguense (SP), Tanabi (SP), Cuiabá (MT), Botafogo (SP), Atlético (GO), Desportivo Brasil (SP), Volta Redonda (RJ), Tupi (MG), Bahia (BA), Náutico (PE), Criciúma (SC), Chapecoense (SC), União ABC (MS), Atlético (MG), River (PI), São Bernardo (SP), ABC (RN), Avaí (SC) e Atlético Cearense (CE).
O Flamengo (RJ), inicialmente inscrito, retirou-se da competição, pois indicou a equipe sub 23 que iria representá-lo para disputar o campeonato estadual no lugar da principal.

O Osasco Audax (vermelho) estreou vencendo em casa o Moto Clube,
mas depois perdeu para a Desportiva, também no Rochdale