Início Geral PZ Proprietário de veículos automotores têm até 22 de janeiro para quitar IPVA...

Proprietário de veículos automotores têm até 22 de janeiro para quitar IPVA em cota única

458
0

Desde 20 de dezembro proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo podem conferir o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que deverão quitar em 2020. A consulta poderá ser realizada nos terminais de autoatendimento da rede bancária, pela internet ou diretamente nas agências, bastando ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Pela internet, será possível verificar as informações diretamente no portal da Secretaria da Fazenda (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/), mediante o número do Renavam e da placa
O proprietário terá até a data de vencimento da placa (ver tabelas abaixo) para pagar em cota única, com desconto, ou recolher a primeira parcela. Para todos os contribuintes, o calendário prevê pagamento em cota única com desconto de 3% entre os dias 9 (placa final 1) e 22 de janeiro (placa final 0). Para veículos menores, como automóveis, camionetas, caminhonetes, micro-ônibus, motos e similares, há também a possibilidade de saldar em parcela única, em fevereiro, mas neste caso não haverá descontos. Por fim, quem desejar pagar o IPVA de forma parcelada deverá respeitar o calendário e liquidar os débitos em janeiro, fevereiro e março.
Para os proprietários de caminhões, a agenda é diferente: a segunda parcela será paga em março; a terceira em abril (quando há a opção de pagamento único, sem descontos); e as terceira e quarta ficam em junho e setembro, respectivamente.
Quem deixar de recolher o imposto ficará sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e a juros de mora, com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

LICENCIAMENTO

Desde 3 de janeiro o contribuinte que desejar poderá, também, optar pelo licenciamento antecipado do veículo e realizar o pagamento independentemente do número final da placa.
Para tanto, neste caso da antecipação, o IPVA 2020 deverá estar já quitado. Assim, qualquer um poderá efetuar o licenciamento caso opte pelo pagamento do IPVA à vista. Caso opte pelo pagamento à vista sem desconto, o licenciamento poderá ser feito em fevereiro e, caso, pretenda parcelar o imposto, poderá antecipar o licenciamento somente em março.
O valor da taxa de licenciamento em 2019, para todos os veículos, soma R$ 93,87. Caso o proprietário deseje receber o documento em domicílio, ao fazer o licenciamento eletrônico antecipado será necessário incluir o custo de envio do documento pelos Correios, R$ 11,00. Além disso, será preciso quitar débitos de seguro obrigatório (DPVAT) e possíveis multas.