Lins comemora iniciativa do Estado em implantar novas escolas de período integral em Osasco
O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode), comemorou no final de 2019 o anúncio do governo do Estado em implantar novas escolas de período integral nos municípios paulistas. A divulgação foi feita pelo governador João Doria (PSDB) em 13 de dezembro, e, dentre as 247 unidades em todo o Estado, 31 delas ficam na Região Metropolitana, duas em Osasco.
O Programa de Ensino Integral (PEI) do governo do Estado prevê investimentos de R$ 321 milhões e, com as 247 novas escolas, 664 delas (no total) deverão funcionar em período integral a partir deste ano. As duas selecionadas para o município de Osasco são a EE Professora Alice Velho Teixeira, de Presidente Altino, e a EE Professora Francisca Lisboa Peralta, no Jardim Elvira.
Para o prefeito Rogério Lins, o investimento do Estado está em consonância com as iniciativas do seu governo, que já teria dado início ao programa municipal de escolas em período integral, implantando duas unidades modelo: Emef Professora Cecília Corrêa Castelani, no Jardim Califórnia, e Emef José Veríssimo de Matos, no Jardim Roberto.
Lins também anunciou que, em 2020, o sistema deverá ser ampliado para o Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Cemeief) Olinda Moreira Lemes da Cunha, situado no Munhoz Júnior, que terá sua denominação alterada para Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), atendendo crianças do 1º ao 5º ano, das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
O PROGRAMA
De acordo com a Prefeitura de Osasco, nas escolas de ensino integral da cidade os alunos participam de oficinas como: matemática, inglês, capoeira, judô, interação digital, jogos cooperativos, jogos de tabuleiro, teatro, música, dança e esportes (futebol e futsal), realizadas no contraturno escolar.
Lins ressaltou os efeitos da mudança para o período integral: “Os alunos já têm bom desempenho, mas vemos mudanças fantásticas com a ampliação da permanência na escola”.
NA REGIÃO
Através do Programa de Ensino Integral (PEI), os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Há, ainda, clubes juvenis para que os alunos se auto organizem de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates, etc.
Além das duas escolas em Osasco, o programa também estenderá suas ações a outras cinco unidades em cidades da região, sendo uma em Carapicuíba (Deputado Salomão Jorge); duas em Itapevi (Américo Valentim Christianini e Professor Dimarães Antônio Sandei) e duas em Jandira (Moacir Thomaz da Silva e Oswaldo Sammartino).