Novo Kia Rio chega ao Brasil para competir com modelos hatches premium
Anunciado desde 2015, o Kia Rio começou a ser vendido no país com a proposta de disputar espaço na categoria de hatches premium, como o Chevrolet Onix ou o Hyundai HB20. Deverá, também, competir com Volkswagen Polo, Toyota Yaris, Honda Fit, Fiat Argo, Peugeot 208 e Citröen C3. Produzido na fábrica de Pesquería, no México, o lançamento do modelo da marca sul-coreana foi adiado pelas intempéries da economia e pelo sobe e desce da taxa de câmbio.
Já disponível nas concessionárias, o Kia Rio chegou em duas versões: LX e EX. Ambas são equipadas com motor 1.6 16V aspirado flex, que rende 130 cv e 16,5 kgfm com etanol e 123 cv e 16 kgfm com gasolina — mesmo conjunto usado em algumas versões da família HB20. Esse propulsor tem aquecimento dos bicos injetores, portanto dispensa o tanquinho de partida a frio. Os modelos contam com câmbio automático de seis marchas.
Especialmente nos casos do Onix, do HB20 e do próprio Polo, a disputa será com as versões mais equipadas da dupla, já que os preços do Rio começam em R$ 69.990 e chegam a R$ 78.990. A título de comparação, a configuração topo de linha Premier do Chevrolet parte de R$ 71.790 e a do Hyundai (Diamond Plus) custa a partir de R$ 77.990.
O Rio que desembarcou em solo brasileiro é da quarta e mais recente geração. Lançado há 20 anos, já teve mais de 6,7 milhões de unidades comercializadas. De acordo com a montadora, é um dos modelos da Kia campeões de venda no mundo. Como outros modelos da Kia e da coirmã Hyundai, a garantia de fábrica é de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados, o que vencer primeiro.
Por conta da cota limitada de importações, o novo hatch premium da fabricante asiática não tem como chegar ao volume de concorrentes como Onix e HB20, produzidos no Brasil. A empresa espera comercializar cerca de 2,4 mil unidades mensais. Porém, sua meta é conquistar pelo conteúdo e pelo visual – que traz uma pitada de esportividade, remete a modelos como o novo Cerato 2.0 e está distante das linhas polêmicas do “primo” da Hyundai.
CONFIGURAÇÕES DE CADA UM DOS DOIS NOVOS MODELOS
Kia Rio LX – R$ 69.990
Principais equipamentos de série: central multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de chave, ajuste elétrico dos retrovisores, câmera de ré, volante multifuncional com ajuste de altura, comandos de voz, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, ajuste de altura do banco do motorista, vidros elétricos, abertura das portas à distância e ar-condicionado manual.
Kia Rio EX – R$ 78.990
Principais equipamentos de série: acrescenta à versão LX grade dianteira com acabamento preto brilhante, console central com porta-objetos, volante, alavanca de câmbio e bancos revestidos de couro, luzes de condução diurna em LED, lanternas em LED, vidros elétricos com função “um-toque”, faróis halógenos, controle de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado digital, luz de assistência de manobra, descansa-braço central com porta USB para o banco traseiro e retrovisores externos com rebatimento, setas integradas e aquecimento.