Logo após o início do ano letivo na semana passada, a reportagem do jornal Página Zero recebeu mensagens e telefonemas de leitores reclamando sobre as condições encontradas na Escola Municipal de Educação Infantil Novo Horizonte, localizada na avenida Netuno, 428, Jardim Novo Horizonte, em Carapicuíba.
De acordo com as informações preliminares, o teto do piso superior da unidade teria desabado e as crianças de nove salas de aula tiveram que se amontoar em cinco salas do piso térreo. Infiltrações de água puderam ser observadas no local.
Inconformada com a situação, a leitora Rosa Carlos narrou que o prédio onde está instalada a escola teria sido alugado em 2015 pela Prefeitura, de forma provisória, até que uma nova unidade fosse construída no bairro.
“A escola nova ficou pronta, mas na mudança de gestão, o atual prefeito resolveu terceirizá-la. assim, o que era apenas uma locação provisória acabou se tornando definitiva”, escreveu a leitora, ainda sugerindo alternativas para a correção do problema: “Existe outra opção bem próxima, na rua Sergio Cardoso, no bairro Santa Tereza, onde há um prédio já pronto construído com recurso federal para ser uma escola, no entanto o atual prefeito não inaugura. Queremos que nossas crianças sejam transferidas para esta escola nova imediatamente, antes que aconteça uma tragédia”, finalizou.
A reportagem do jornal Página Zero enviou cópia da reclamação da leitora ao departamento de Comunicação da Prefeitura de Carapicuíba que, ao retornar, respondeu: “A Prefeitura de Carapicuíba informa que as obras de reparo do telhado da Emei Novo Horizonte já começaram na quinta-feira [dia 6]. Os problemas foram ocasionados devido às fortes chuvas deste verão. As equipes de manutenção agiram rapidamente para solucionar tudo e garantir a segurança dos alunos e profissionais da escola”.
A Prefeitura não informou, no entanto, qual o cronograma das obras ou mesmo o prazo para seu término; tampouco as condições para sequência das aulas no local.