Implantada no final de 2019, o sistema de cobrança de Zona Azul de Itapevi tem como principal objetivo possibilitar a rotatividade das vagas de estacionamento aos veículos na região central da cidade. Pela regra, os carros podem ficar estacionados no mesmo local, pelo período máximo de duas horas, com cobrança de R$ 2,00 por hora, no período de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.
Durante sessão da Câmara Municipal realizada em 11/2, o vereador Zeca da Piscina (DC) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 31/2020 pelo qual pretende garantir que determinados prestadores de serviços tenham tolerância para tal cobrança, como os serviços dos Correios, da Enel, da Sabesp, estre outras. Pelo documento do vereador, tais concessionárias ficariam isentas da cobrança de Zona Azul enquanto desenvolverem seu trabalho na região.
Em outro ponto do PL, Zeca da Piscina propôs a tolerância de 20 minutos para entregadores de produtos e até 60 minutos para veículos de carga e descarga no comércio. “Algumas cidades que possuem características semelhante às de Itapevi já possibilitam a isenção e a tolerância; além de ser uma proposta debatida e desejada por diferentes segmentos da sociedade itapeviense”, justificou o vereador.
Após a leitura no plenário, o PL foi encaminhado à Comissão Permanente de Justiça e Redação da Câmara, onde será analisada e posteriormente enviada para aprovação dos demais parlamentares.