Início Geral PZ Campanha contra Influenza começa na próxima semana e farmácias poderão vacinar idosos...

Campanha contra Influenza começa na próxima semana e farmácias poderão vacinar idosos gratuitamente em SP

498
0

O Ministério da Saúde já havia anunciado que irá antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, cuja primeira fase será iniciada na segunda-feira, 23 de março. Também havia adiantado que inverterá a ordem do público-alvo da campanha, colocando à frente idosos e trabalhadores de saúde. A decisão da pasta é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade podem levar a óbito. Outra preocupação é evitar que pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país.
Nesta semana, um novo anúncio foi feito, desta vez pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB). Em entrevista na quarta-feira, 18, ele afirmou ter criado um projeto para implementar a vacinação gratuita contra a influenza em mil unidades da rede privada de farmácias e drogarias da Capital, podendo ser estendida aos demais municípios do Estado.
A Secretaria de Estado da Saúde está elaborando o plano de logística para a distribuição em farmácias da rede privada e aguarda autorização da Anvisa. A partir dessa autorização, a medida inédita poderá garantir a vacinação prioritária dos idosos e foi acordada com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
“Até mil farmácias da Capital, por meio de acordo com a Abrafarma, farão vacinação a partir de 13 de abril”, disse Doria.
O objetivo é evitar aglomerações em postos de saúde e a exposição ao contágio ao novo coronavírus (Covid-19), uma vez que o primeiro grupo a ser vacinado é o de idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde.